O Novo Ensino Médio é tema do podcast do Colégio Santo Américo

O Novo Ensino Médio é tema do podcast do Colégio Santo Américo

4º episódio do EducaCSA aborda as mudanças na estrutura do ensino

A partir de 2022 o Ensino Médio passa a ter novo modelo de ensino em todo o país. Chamado de  Novo Ensino Médio, a nova estrutura de aprendizado contempla maior participação na construção de novos saberes e o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a realização do projeto de vida dos estudantes.

No modelo tradicional de ensino o aluno dedica a maior parte de seus estudos à preparação para o exame vestibular, recebendo conteúdos nem sempre necessários ao seu interesse. “No Novo Ensino Médio esse modelo de aprendizado deixa de ser utilizado e o aluno passa a contar com aulas que o ajudará a refletir sobre seu futuro profissional, dando a ele melhores condições para escolher as áreas que contribuam para seu desenvolvimento e melhore sua performance na aprendizagem”, explica Marcia Gaddini, assistente de direção do Colégio Santo Américo e a convidada do 4º episódio do EducaCSA.

Nas mudanças no Ensino Médio estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estão a ampliação da carga horária e reelaboração dos currículos a partir da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). “Uma das mais importantes mudanças permite que o aluno escolha caminhos distintos, adequados ao seu projeto de vida, além de poder optar por uma formação profissional. O aluno passa a contar com itinerários formativos e matérias eletivas, permitindo o engajamento entre as áreas de conhecimento”, diz Marcia.

Em sua explanação, Marcia Gaddini fala, também, sobre a reorganização das disciplinas por áreas de conhecimento, o desenvolvimento das competências definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, e sobre o que já foi oferecido aos alunos do Colégio Santo Américo contemplando o Novo Ensino Médio.