História

Ser Santo Américo é ser humano

Local de respeito pela tradição, pelo conhecimento, pelas relações humanas e pela espiritualidade. Assim é o Santo Américo, colégio católico fundado em 27 de fevereiro de 1951 por monges beneditinos húngaros, responsável pela formação de muitas gerações de homens e mulheres de inúmeras famílias paulistanas e mantido pela Abadia São Geraldo, localizada bem próxima à nossa sede.

Com rica e sólida história, iniciamos nossas atividades em um prédio da rua Imaculada Conceição, localizada no bairro Santa Cecília. A transferência da sede para o Morumbi aconteceu em 1963. É neste local que nos tornamos referência por aliar história, tradição e vanguarda a uma proposta pedagógica diferenciada, pautada nos pilares: excelência acadêmica; esporte; cultura; e línguas estrangeiras.

Quem foi Santo Américo?

O nome do nosso colégio homenageia um príncipe húngaro de coração e atos puros, que soube batalhar e acreditar naquilo que confiava. É ele que nos inspira a incentivar nossos alunos a acreditar no que querem para o futuro e a lutar pelos objetivos.

Nosso logo fala por nós!

Um livro aberto com a palavra PAX, que significa PAZ em latim, é a estrutura principal do nosso logo. Esse conjunto simboliza nossa crença do saber por meio da paz. A coroa faz referência ao príncipe húngaro Santo Américo. Nos detalhes dele é possível encaixar dois corações imaginários, que representam as relações humanas existentes na escola. Já o coração maior faz alusão à nossa pedra fundamental: a espiritualidade. Juntos, os três corações são o forte senso de comunidade do Santo Américo. Aqui, alunos, ex-alunos, professores, pais, monges e colaboradores se unem pelo respeito e pelo amor.

Tradição que se renova

Do maternal ao ensino médio, os currículos de todas essas turmas são constantemente revisados de acordo com as tendências mundiais em educação, seja com relação ao conteúdo, método de ensino ou uso da tecnologia. Essas atualizações, porém, sempre preservam os princípios e valores cristãos.

Nossa linha do tempo

No dia 27 de fevereiro, o Santo Américo é fundado por monges beneditinos húngaros do Mosteiro São Geraldo de São Paulo, entidade mantenedora do colégio.

1951
1951 1957

Mandato do primeiro reitor, Dom Emílio Jordan, OSB, durante o qual o colégio obteve reconhecimento público devido a um alto padrão de ensino. O número de alunos elevou-se de 130, em seu primeiro ano de atividade, a mais de 400 em meados da década de 50.

No antigo prédio da rua Imaculada Conceição foram diplomadas quatro turmas de 3º colegial.

1959 1962
1963

O Colégio transferiu-se do bairro de Santa Cecília para o do Morumbi, onde se situa até hoje.

O Colégio tornou-se misto.

1980
2002

Inauguração da Educação Infantil.

Inauguração do Maternal.

2009
2018

Início do High School.

CSA conquista o selo UNESCO.

A escola se torna uma Cambridge International School.

Todos os alunos do F2 e EM recebem um iPad para intensificar o ensino híbrido.

2019
2020

O mundo passa pela pandemia do Covid-19 e o Santo Américo implementa método avançado de ensino híbrido, com auxílio de tecnologia de ponta como uma ferramenta importante para a aprendizagem.

QUERO CONHECER O MÉTODO DE ENSINO QUERO CONHECER OS PILARES E VALORES