Cursos Extracurriculares

Aqui, aprender nunca é demais

A formação integral do aluno é um dos muitos diferenciais do Colégio Santo Américo. E foi por esse interesse particular que criamos uma grade extracurricular. Por meio dela, os alunos têm a oportunidade de descobrir ou desenvolver diferentes competências.

Desenvolvimento de múltiplas habilidades

Acreditamos no Esporte como um caminho para o desenvolvimento humano de nossos alunos, associando valores de formação à prática esportiva. A estrutura do Colégio Santo Américo para a prática de esportes é completa e abrange diversas modalidades como futebol, natação, judô, ginástica artística, polo aquático, ballet e xadrez. O esporte garante a cultura de hábitos saudáveis, além de contribuir para que o aluno supere desafios, lide com frustrações e trabalhe de forma cooperativa.

 

 

Projetos desenvolvidos com parceiros trazem para o colégio metodologias desenvolvidas por grandes nomes do esporte brasileiro.

O futebol extracurricular está a cargo da equipe da ESP – Evolution Soccer Program, empresa comandada pelos campeões internacionais Caio Ribeiro e Denílson, que desenvolveram uma metodologia que tem como objetivo transmitir para crianças e jovens os princípios do futebol, os conceitos do esporte e os valores fundamentais para o desenvolvimento humano.

 

O nadador e medalhista olímpico Gustavo Borges assume as piscinas do Santo Américo nas aulas de natação extracurriculares. Gustavo é responsável pela metodologia de ensino consagrada há quase duas décadas que tem como principal conceito a educação por meio da natação, explorando as infinitas possibilidades do esporte.

 

 

Nossas aulas de esgrima são coordenadas pela equipe do Instituto Touché, idealizado pelos atletas da esgrima brasileira, Fernando Scavasin (Atleta Olímpico) e Heitor Shimbo (Medalhista de Copa do Mundo Satélite).

Presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos, em Atenas, 1896, a esgrima é  um esporte que agrega benefícios como agilidade, reflexo, raciocínio rápido, capacidade de solucionar problemas e postura.

 

A Ativiva! é responsável pelos cursos extracurriculares de Circo e Patinação Artística. A equipe altamente qualificada utiliza metodologia própria e instrumentos lúdico-pedagógicos para estimular o aprendizado e ampliar o bem-estar físico, psicológico e social dos alunos.

 

As aulas do curso extracurricular de Polo Aquático são de responsabilidade do professor Marcelo Carvalho, que coloca toda sua experiência em eventos  esportivos nacionais e internacionais na metodologia criada para  o desenvolvimento técnico e físico de nossos alunos.

 

Assim como o Esporte, a Música e as Artes  estão presentes em nossa grade curricular desde a Educação Infantil, despertando desde cedo o interesse pelas duas atividades tão importantes para o desenvolvimento cognitivo.

 

O Espaço Musical Eszterháza está localizado em um prédio dentro do complexo do Santo Américo, com 35 salas de música para o aprendizado e práticas de piano, teclado, violão, guitarra, baixo elétrico, bateria, flauta transversal, saxofone, clarinete, canto popular, canto lírico, viola caipira, violino que podem ser realizadas individualmente, em duplas ou em grupos até 5 alunos. Há, ainda, espaços reservados para ensaio de orquestra, estudo de teoria, produção musical e prática de conjunto.

 

 

Nossas aulas de teatro têm a direção da competente equipe da atriz Flávia Garrafa. Desde 1993 a atriz – que também é professora e psicóloga – desenvolve o trabalho de teatro para crianças e jovens. Junto com o irmão, Pedro Garrafa, Flávia coordena uma equipe de profissionais de teatro e educação, desenvolvendo habilidades específicas da linguagem dramática como a expressão corporal e verbal, levando o aluno a compreender que é protagonista da própria vida. As aulas de teatro estimulam a criatividade e o trabalho em equipe e mobilizam conhecimentos multidisciplinares, tornando-se um importante complemento das aulas regulares.

 

Desenvolvido por skatistas profissionais, em conjunto com profissionais de educação física e pedagogos, o método de aprendizagem desenvolvido pela EBSK foi pensado para atender todos os níveis de aprendizado, desde os primeiros passos até o treinamento competitivo.

 

 

Curso extracurricular de educação financeira? Sim, aqui no Santo Américo tem!

Nossos alunos do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio têm como opção de curso extracurricular o CSA_Invest. O grupo Z-Invest, empresa criada pelos ex-alunos Rafael Válio e Pedro Giraldez, criou o programa para atrair os jovens para o aprendizado sobre o mercado de ações, investimentos e gerenciamento de finanças pessoais por meio de palestras e conversas com especialistas.

 

Confira a grade das atividades extracurriculares e mais informações no Portal do Aluno.

 

QUERO CONHECER O MÉTODO DE ENSINO