Cursos Extracurriculares

Aqui, aprender nunca é demais

A formação integral do aluno é um dos muitos diferenciais do Colégio Santo Américo. E foi por esse interesse particular que criamos uma grade extracurricular. Por meio dela, os alunos têm a oportunidade de descobrir ou desenvolver diferentes competências.

Desenvolvimento de múltiplas habilidades

Acreditamos no Esporte como um caminho para o desenvolvimento humano de nossos alunos, associando valores de formação à prática esportiva. A estrutura do Colégio Santo Américo para a prática de esportes é completa e abrange diversas modalidades como futebol, natação, judô, ginástica artística, polo aquático, ballet e xadrez. O esporte garante a cultura de hábitos saudáveis, além de contribuir para que o aluno supere desafios, lide com frustrações e trabalhe de forma cooperativa.

Projetos desenvolvidos com parceiros trazem para o colégio metodologias desenvolvidas por grandes nomes do esporte brasileiro.

O futebol extracurricular está a cargo da equipe da ESP – Evolution Soccer Program, empresa comandada pelos campeões internacionais Caio Ribeiro e Denílson, que desenvolveram uma metodologia que tem como objetivo transmitir para crianças e jovens os princípios do futebol, os conceitos do esporte e os valores fundamentais para o desenvolvimento humano.

 

O nadador e medalhista olímpico Gustavo Borges assume as piscinas do Santo Américo nas aulas de natação extracurriculares. Gustavo é responsável pela metodologia de ensino consagrada há quase duas décadas que tem como principal conceito a educação por meio da natação, explorando as infinitas possibilidades do esporte.

 

A Rent a Pro, referência em assessoria esportiva e cultural em escolas, possui equipe especializada para o ensino de práticas esportivas para crianças a partir dos 3 anos, em diferentes modalidades. No Santo Américo a Rent a Pro atuará com sua equipe de professores nos cursos extracurriculares de modalidades como patinação, skate, circo e ginástica artística, entre outras.

 

Nossas aulas de esgrima são coordenadas pelo ex-atleta Sándor Kiss, profissional da área há mais de 40 anos. Sándor representou o Brasil em três jogos Pan-Americanos, sete Campeonatos Mundiais e em inúmeros Campeonatos Sul Americanos e Torneios Internacionais.

Para as aulas do Santo Américo, Sándor conta com o apoio da equipe do Instituto Touché, idealizado pelos atletas da esgrima brasileira, Fernando Scavasin (Atleta Olímpico) e Heitor Shimbo (Medalhista de Copa do Mundo Satélite).

Presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos, em Atenas, 1896, a esgrima é  um esporte que agrega benefícios como agilidade, reflexo, raciocínio rápido, capacidade de solucionar problemas e postura.

 

Assim como o Esporte, a Música e as Artes  estão presentes em nossa grade curricular desde a Educação Infantil, despertando desde cedo o interesse pelas duas atividades tão importantes para o desenvolvimento cognitivo.

 

O Espaço Musical Eszterháza está localizado em um prédio dentro do complexo do Santo Américo, com 35 salas de música para a prática de piano, bateria, violão e guitarra, canto, violino, violoncelo e produção musical.

 

Fundado pela bailarina, educadora física e psicóloga Paula Castro há mais de 40 anos, o Ballet Paula Castro assume as aulas de Ballet, Jazz e Hip Hop do Colégio Santo Américo. Reconhecida por seu rigor técnico, pela qualidade de ensino e pelo desenvolvimento de talentos para o setor artístico e cultural, a escola de dança é pioneira no ensino oficializado de dança, sendo a  responsável pelas deliberações estaduais que instituíram no sistema de ensino do estado de São Paulo os cursos de dança no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

 

Nossas aulas de teatro têm a direção da competente equipe da atriz Flávia Garrafa. Desde 1993 a atriz – que também é professora e psicóloga – desenvolve o trabalho de teatro para crianças e jovens. Junto com o irmão, Pedro Garrafa, Flávia coordena uma equipe de profissionais de teatro e educação, desenvolvendo habilidades específicas da linguagem dramática como a expressão corporal e verbal, levando o aluno a compreender que é protagonista da própria vida. As aulas de teatro estimulam a criatividade e o trabalho em equipe e mobilizam conhecimentos multidisciplinares, tornando-se um importante complemento das aulas regulares.

Confira a grade das atividades extracurriculares e mais informações no Portal do Aluno.

 

QUERO CONHECER O MÉTODO DE ENSINO