ENSINO Fundamental Anos Finais

A hora de fortalecer o protagonismo

O desenvolvimento global dos alunos ganha um significado todo especial durante sua jornada no Ensino Fundamental Anos Finais, período em que são incentivados a associar o aprender ao fazer, por intermédio do método de Aprendizagem Baseada em Projetos. Nessa fase já jornada escolar, o desdobramento das habilidades comunicativas na língua materna e nas línguas estrangeiras fazem parte da rotina acadêmica, assim como o uso da tecnologia em projetos e atividades pedagógicas. No Santo Américo, os alunos do EFAI aprimoram sua autonomia e recebem novos componentes para integração de sua formação cognitiva e humana.

 

Como disse Albert Einstein,

“as pessoas podem nos tirar tudo, menos o conhecimento”.

Dessa forma, no Ensino Fundamental Anos Finais, ou seja, no 6º,7°, 8º e 9º anos, a proposta é reforçar no aluno o respeito pelo saber por meio de práticas pedagógicas de reflexão e do fortalecimento das relações. Nesse processo, intensificamos o uso das novas tecnologias e a realização de projetos de trabalho e o estudo do meio. Assim, o aluno amplia seu repertório intelectual, tornando-se cada vez mais protagonista na construção do próprio conhecimento.

É nessa fase também que ele desenvolve a autonomia nos mais diversos aspectos da vida, o que inclui o de aprendizagem.

O Projeto TEAM (Tempo de Estudo com Alunos Monitores) promove uma ponte entre os alunos que têm maior domínio do conteúdo e os que têm dificuldade no aprendizado. Um exemplo de como o colégio valoriza as habilidades pessoais de cada estudante.

É muito importante nessa fase dar continuidade às habilidades criativas. Seguindo essa tendência, a instituição apostou em um espaço dedicado especialmente às aulas de Coding, em parceria com a Apple, que contribuem para o preparo de crianças e de jovens à programação.

Destaques da matriz curricular

  • Atualidades e Cidadania;
  • Science e Math – Currículo de Cambridge;
  • Inglês e Espanhol;
  • Exames de Cambridge;
  • Exames DELE de Español;
  • Coding;
  • Sala Maker – Desenvolvimento de Projetos;
  • Laboratório de Ciências, Química, Física e Biologia;
  • Recreação dirigida no recreio da manhã;
  • Viagem de Estudo do Meio;
  • High School a partir do 9º ano;
  • Participação em olimpíadas externas;
  • Aula de Música até o 9º ano na grade;
  • Aula de Tutoria;
  • Aula de Religião;
  • Jornada das Profissões para alunos do 9º ano;
  • Projeto Team – tempo de estudo com aluno monitor.

Preparado para o mundo

Reconhecido como Cambridge International School, o colégio oferece educação brasileira com currículo internacional desde o Jardim II, com aulas de matemática e ciências (Math & Science) em inglês.

A partir do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, os alunos já podem optar por ingressar no programa High School Alumni-Griggs e, assim, iniciar antecipadamente a busca pelo diploma americano do Ensino Médio. O projeto tem duração de três anos e é desenvolvido pelo Santo Américo em parceria com a Alumni do Brasil e a Griggs International Academy, dos Estados Unidos.

O estudante que participa do programa termina os estudos com diploma duplo (brasileiro e americano). A ação viabiliza a ampliação de experiências e aprendizagem, além de preparar os alunos para ter sucesso em um mundo globalizado.

Internacionalização

O ensino de Línguas Estrangeiras e de Internacionalização

Quero conhecer os programas

“O Colégio Santo Américo abre as portas para cada criança fazer a diferença no mundo hoje! Exatas, Humanas, esportes, trabalho social… em todas as áreas, existem oportunidades para descobrir uma paixão, para se aprofundar e colocar a mão na massa.”

Roberta Landmann Echenique, mãe de aluna

“O Santo Américo é uma escola completa. O pedagógico, o esporte e os valores morais e religiosos caminham juntos! O ensino, nos dias de hoje, é outro e, apesar de manter a tradição, que é uma de suas qualidades, o Colégio, com excelência, buscou a inovação tecnológica, a reestruturação da língua estrangeira, dando aos alunos ferramentas para cursar faculdades internacionais. É um lugar que sinto ser uma extensão de minha casa!”

Veridiana Tinoco Cabral de Souza Aranha, ex-aluna, ex-professora e mãe de aluna

“Cada um aprende de um jeito, cada um pensa de um jeito, cada um é único! O olhar atento, humano e individualizado dos profissionais do Colégio Santo Américo, aliado à metodologia plural, faz com que aqui haja presente e futuro para todos.”

Roberta Landmann Echenique, mãe de aluna
QUERO CONHECER O MÉTODO DE ENSINO