Pastoral

A Evangelização na Formação Integral

Somos ativos no anúncio da Boa Notícia. Entendemos também a importância de evangelizar em profundidade, até as raízes da cultura do ser humano, intensificando continuamente as relações das pessoas entre si e com Deus.

Nesse contexto, a pastoral é o coração do colégio, um lugar de acolhida, encontro e partilha. Ela se justifica dentro de um colégio católico sendo essa ferramenta eficaz no anúncio da Boa Nova que é a pessoa de Jesus Cristo e sua missão salvífica de amor e paz para toda humanidade. É o espaço necessário para a concretização do que foi ensinado em sala de aula em todas as áreas do conhecimento. É ação transversal que une todos os valores aprendidos e os põem em prática em ações educativas-evangelizadoras que servem para nortear a vida dos estudantes que ao terminar o processo educacional no colégio terão em seus corações o desejo de criar projetos.

Projeto Bentinho

Por meio de roda de conversas, jogos e brincadeiras, os professores buscam transmitir às crianças valores que são as essências da tradição cristã beneditina, como: acolhida, respeito, amizade, solidariedade, paz, perseverança, vida em comunidade e responsabilidade social. A ação, que é destinada aos alunos do maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental, tem como figura central o boneco Bentinho, uma representação de São Bento, fundador da Ordem Beneditina.

Sacramentos

Os sacramentos da 1ª Eucaristia e da Crisma são os nossos convites de iniciação à fé, tendo como fundamento central a proclamação da Boa Notícia da salvação. A vivência desses momentos especiais possibilita que os alunos se aprofundem no sentido da vida, favorecendo o autoconhecimento e o posicionamento das crianças diante do contexto social e da sua inter-relação respeitosa com a diversidade, como Jesus fez no seu tempo.

Celebrações

No projeto de Jesus, a vida em comunidade é o objetivo primordial que deve sempre estar presente na evangelização. É na comunidade que cada ser humano estabelece relação com o outro, com o sagrado, e torna-se membro do corpo dos filhos e filhas do mesmo Pai, ou seja, filho de Deus. Considerando esses princípios, temos em nosso calendário as celebrações de Páscoa e dos dias de São Bento, Santo Américo e Nossa Senhora Aparecida, entre outras datas significativas da igreja e da tradição beneditina.

CSA de Mãos Dadas

Projeto de voluntariado que se inicia no 6º ano do Fundamental Anos Finais e vai até a 3ª série do Ensino Médio para que os nossos estudantes tenham o local e o apoio para exercerem a responsabilidade social. Nesses anos formativos queremos intensificar o itinerário com humanismo e pessoalidade. O programa tem a intenção de promover o autoconhecimento e enfatizar virtudes humanas tais como a amizade, a sobriedade, a sociabilidade conjugando-as com o firme propósito da caridade, da compaixão e da empatia.

“O Colégio Santo Américo abre as portas para cada criança fazer a diferença no mundo de hoje! Exatas, Humanas, esportes, trabalho social…em todas as áreas, existem oportunidades para descobrir uma paixão, para se aprofundar e colocar a mão na massa.”

Roberta Landmann Echenique, mãe de alunos

“Com seus projetos, a Pastoral ajuda a criar laços mais fortes entre as crianças, conectando-as ao meio solidário, formando verdadeiros cidadãos para a realidade do mundo atual. Um trabalho fundamental para a formação dos alunos do CSA.”

Elisa Boscoli Tellian, mãe de alunos
QUERO CONHECER O MÉTODO DE ENSINO QUERO CONHECER OS PILARES E VALORES