Pastoral

Evangelização em profundidade

Somos ativos no anúncio da Boa Notícia. Entendemos também a importância de evangelizar em profundidade, até as raízes da cultura do ser humano, intensificando continuamente as relações das pessoas entre si e com Deus.

Nesse contexto, é nossa missão também ajudar os alunos na elaboração de um projeto pessoal de vida vinculado à tradição beneditina e aos valores humanos e cristãos. E é por tudo isso que a Pastoral do Colégio Santo Américo está centrada em quatro eixos norteadores:

Projeto Bentinho

Por meio de roda de conversas, jogos e brincadeiras, os professores buscam transmitir às crianças valores que são as essências da tradição cristã beneditina, como: acolhida, respeito, amizade, solidariedade, paz, perseverança, vida em comunidade e responsabilidade social. A ação, que é destinada aos alunos do maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental, tem como figura central o boneco Bentinho, uma representação de São Bento, fundador da Ordem Beneditina.

Sacramentos

Os sacramentos da 1ª Eucaristia e da Crisma são os nossos convites de iniciação à fé, tendo como fundamento central a proclamação da Boa Notícia da salvação. A vivência desses momentos especiais possibilita que os alunos se aprofundem no sentido da vida, favorecendo o autoconhecimento e o posicionamento das crianças diante do contexto social e da sua inter-relação respeitosa com a diversidade, como Jesus fez no seu tempo.

Celebrações

No projeto de Jesus, a vida em comunidade é o objetivo primordial que deve sempre estar presente na evangelização. É na comunidade que cada ser humano estabelece relação com o outro, com o sagrado, e torna-se membro do corpo dos filhos e filhas do mesmo Pai, ou seja, filho de Deus. Considerando esses princípios, temos em nosso calendário as celebrações de Páscoa e dos dias de São Bento, Santo Américo e Nossa Senhora Aparecida, entre outras datas significativas da igreja e da tradição beneditina.

Responsabilidade Social

A responsabilidade social é um forte valor na tradição beneditina. Por isso, o Projeto Educativo do Colégio Santo Américo inclui a sensibilização dos alunos para a solidariedade. Com foco em comunidades carentes, as ações dos nossos jovens acontecem por meio do Grupo de Alunos Solidários do Santo Américo (Grassa), formado por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

“O Colégio Santo Américo abre as portas para cada criança fazer a diferença no mundo de hoje! Exatas, Humanas, esportes, trabalho social…em todas as áreas, existem oportunidades para descobrir uma paixão, para se aprofundar e colocar a mão na massa.”

Roberta Landmann Echenique, mãe de alunos

“Com seus projetos, a Pastoral ajuda a criar laços mais fortes entre as crianças, conectando-as ao meio solidário, formando verdadeiros cidadãos para a realidade do mundo atual. Um trabalho fundamental para a formação dos alunos do CSA.”

Elisa Boscoli Tellian, mãe de alunos
QUERO CONHECER O MÉTODO DE ENSINO QUERO CONHECER OS PILARES E VALORES