Colégio Santo Américo intensifica aplicação de simulado

Colégio Santo Américo intensifica aplicação de simulado

Estratégia faz parte dos programas de preparação dos alunos

Os exames vestibulares estão se aproximando e uma das principais características desse período que antecede as provas é a ansiedade que os estudantes sentem em performar na prova para garantir sua vaga na universidade. Buscar ferramentas eficientes para auxiliar os alunos a lidarem com a pressão do pré-vestibular e a construir seus projetos de vida é uma preocupação constante da equipe pedagógica do Colégio Santo Américo.

Nessa etapa do aprendizado, o foco no Colégio Santo Américo é proporcionar segurança ao aluno para que ele conquiste sua vaga na universidade desejada. “A prioridade ao longo da 3ª série é oferecer todas as condições para que o aluno consolide as aprendizagens obtidas ao longo de sua vida escolar e conquiste o resultado almejado nos exames finais do Enem e do Vestibular”, afirma Danilo Zanardi, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio.

Para preparar o aluno para essa etapa de sua jornada, o Santo Américo possui três frentes que se destacam no preparo do aluno para os exames finais: os simulados externos, o programa CSA+ e o CSA_VEST.

O programa CSA+ visa intensificar e personalizar o preparo para o Enem e Vestibular. O estudo é personalizado a partir dos resultados dos alunos nos simulados do Enem. Com base em erros e acertos e levando-se em conta a análise TRI (Teoria da Resposta ao Item), a plataforma de simulados gera um plano individual de estudos diferente para cada aluno, com exercícios que focam nas habilidades e nos assuntos com maior índice de erro daquele aluno em particular.

Tanto os ciclos de simulados externos quanto o programa CSA+ são oferecidos ao longo de todo o Ensino Médio e o CSA_VEST ocorre ao longo de toda a 3ª série. “Vale destacar que, além dessas iniciativas, a escola oferece, no contraturno, um plantão de dúvidas diário de todos os componentes curriculares ao longo de todo o Ensino Médio, com professores monitores tirando dúvidas e explicando conceitos, e alunos aproveitando o momento para realizar suas atividades e lições semanais”, conta Zanardi.

Além dos simulados ocorridos em meses anteriores, nos dois últimos finais de semana os alunos da 3ª série do Ensino tiveram uma jornada intensiva de aplicação de simulados Alfred, plataforma de inteligência educacional que oferece uma das melhores ferramentas de EdTech. Foram oferecidos aos estudantes os modelos de prova de vestibulares como Fuvest, Medicina Santa Casa, Unicamp, Unesp, FGV, Insper, PUC, ESPM, Mackenzie e Einstein.

Outra preocupação da equipe pedagógica do Santo Américo nessa fase pré-vestibular diz respeito à pressão típica dos exames vestibulares e o quanto ela pode prejudicar o desempenho do estudante. “Venha por parte da família, dos colegas, do próprio estudante ou do momento de vida que antecede o vestibular, a pressão é, de fato, real. A estratégia é criar espaço para dar vazão à ansiedade. Nesse ponto, entra em cena o trabalho incessante da Orientação Educacional e dos professores tutores, passando orientações detalhadas e ajudando cada aluno a criar uma rotina semanal e uma agenda que pressupõe o cuidado com o físico e com o emocional, dando, assim, suporte para que a dimensão cognitiva se desenvolva em sua plenitude”, finaliza o coordenador.