Bate-Bola com o CSA – CSA Acolhe

Bate-Bola com o CSA – CSA Acolhe

O acolhimento é um importante valor praticado e ensinado aqui no Colégio Santo Américo. Em tempos de pandemia, tem sido uma das ações mais importantes para com o próximo e acabou originando o projeto chamado CSA Acolhe, que vem promovendo ações de cuidados com professores, alunos, pais e colaboradores. Na sessão Bate-Bola com o CSA, conversamos com nossa Orientadora Educacional, Claudia Sartori Zaclis que nos contou melhor sobre o CSA Acolhe e a importância do projeto neste momento. Confira a entrevista:

Como surgiu a ideia do programa?

O Colégio Santo Américo tradicionalmente atento e com olhar individualizado ao aluno, sempre realizou um trabalho de atenção aos aspectos socioemocionais. Com o isolamento social e a necessidade de a escola continuar a distância, intensificamos nossa intenção em atentar-nos aos aspectos emocionais, justamente por não sabermos quais seriam exatamente os impactos da pandemia.  Dessa forma, iniciamos uma série de ações e atividades voltadas a este aspecto desde o início do distanciamento. Conforme foi se aproximando a possibilidade de nosso retorno presencial, e a necessidade de elaboração de protocolos sanitário e pedagógico, resolvemos estruturar todo nosso trabalho dos aspectos emocionais, não como um protocolo, mas como um programa, por ser algo que já fazíamos e que continuará fazendo parte de nossa rotina, surgiu então, o programa CSA Acolhe.

Qual a principal objetivo do CSA Acolhe?

Identificar as necessidades emocionais e de relacionamento da comunidade escolar e realizar as devidas intervenções durante o tempo que for necessário. Dessa maneira, o CSA Acolhe visa proporcionar um ambiente emocional seguro e saudável para todos, possibilitando que expressem e elaborem seus sentimentos, promovendo as condições adequadas para aprendizagem e formação integral dos alunos.

Como identificar quem necessita de cuidados?

A identificação de quem necessita de cuidados pode ocorrer por meio de ações intencionais direcionadas a isso, ou mesmo a partir da observação de alguns sinais que a pessoa pode demonstrar.  Por isso, é essencial ensinar os profissionais envolvidos no programa a saberem identificar quem eventualmente necessita de alguma intervenção.

De que maneira os profissionais envolvidos no CSA Acolhe têm ajudado a comunidade escolar?

O programa CSA Acolhe é um programa do colégio Santo Américo e toda a comunidade (alunos, professores e demais colaboradores) são contemplados por ele. As ações são conjuntas entre os orientadores educacionais, a área de Recursos Humanos do colégio, coordenação e direção, os professores e demais colaboradores.  Os profissionais envolvidos buscam abrir espaços de escuta, de acolhida, de observação, de ações dirigidas ou não, para identificação e intervenção nas demandas existentes. Dessa maneira, buscamos criar um ambiente emocional saudável.

Quais as ações realizadas até o momento?

Dentre as ações que já realizamos no período de isolamento poderíamos citar:  sondagem emocional dos alunos; atendimentos aos alunos e as famílias (individuais ou em grupo) realizados por professores e/ou orientadores educacionais; atendimento aos profissionais externos dos alunos; ações para promoção e manutenção do engajamento dos alunos; reunião entre coordenação, orientação, APM e Mães Parceiras; Intervalo Virtual CSA – Share & Play; Reuniões de pais – individuais e coletivas;  Comunicação semanal com as famílias cujos filhos tiveram pendências ou atrasos nas entregas;  Roda de conversa online; organização junto à APM de vídeos dos alunos em homenagem aos professores; acolhida e vivência de alunos novos;  conversa da Orientação Educacional com os representantes de classe; Formação/ acolhimento aos colaboradores com Flávia Vivaldi;  Lives (temas diversos: formação, entretenimento, etc.); Ginástica laboral;  Ginástica com as famílias aos finais de semana; Campanhas solidárias – “Máscara para todos”, desenhos para “Hospital com Cor”, doação e distribuição de cestas básicas para a comunidade Jardim Colombo;  Jornada das Profissões; Jornada Cultural; Festa Junina online.

Qual a importância do programa nesse momento de distanciamento social?

Sabemos que esse programa se faz importante sempre, tanto para a manutenção da saúde emocional de nosso ambiente de trabalho quanto para a formação integral de nossos alunos, e por isso não o adotamos como um protocolo. Nesse momento de distanciamento torna-se ainda mais importante. A quarentena trouxe novos aprendizados, mas também uma séries de sentimentos negativos (insegurança, ansiedade, tédio, medo) e eventos estressores (modificação na forma das relações interpessoais; afastamento de amigos e familiares; incerteza quanto ao tempo de distanciamento, a segurança da saúde da família e os possíveis impactos financeiros), sendo assim, é necessário olhar para tudo isso procurando, apesar dos impactos gerados pela pandemia, ter um olhar atendo a comunidade escolar, buscando intervir quando algo é identificado.

Como o programa está atendendo a quem busca ajuda?

O programa não atende apenas quem busca ajuda ativamente, pois tem também como objetivo identificar essas pessoas, pois às vezes, é difícil a própria pessoa reconhecer que precisa de algum auxílio. A depender do tipo de ajuda que a pessoa precise, a intervenção pode se dar dentro do próprio programa (orientação a pessoa, à família; trabalho com o indivíduo, com o grupo), ou externamente, com o devido encaminhamento (nesses casos, quando possível, buscamos uma aproximação/ alinhamento do trabalho externo ao trabalho possível de se realizar dentro do ambiente escolar.

Que ações serão realizadas nessa fase do retorno às aulas presenciais?

Para o possível retorno escolar presencial, que deverá ocorrer de forma gradativa, teremos como objetivo e foco o cuidado com a necessidade de retomada da possibilidade da convivência. Da maneira mais segura possível, respeitando os protocolos sanitários, daremos a possibilidade de relacionamento entre os alunos, seus professores e profissionais que o acompanham.

Acreditamos que, acolhendo as dúvidas, angústias e preocupações trazidas pelos pais,  refletindo e informando de forma objetiva sobre os procedimentos adotados pelo Colégio, daremos mais segurança a eles, que, dessa forma,  transmitem aos seus filhos tranquilidade para o retorno. Em nosso retorno presencial, orientaremos para novos hábitos de convivência e ofereceremos diferentes repertórios de brincadeiras, sempre baseados em protocolos sanitários, valorizando as relações sociais e preservando a saúde.

Cuidaremos tanto do aspecto emocional dos alunos que estarão presentes fisicamente no colégio, quanto dos alunos que, por algum motivo, não poderão retornar neste momento. Sabemos que a impossibilidade de retorno poderá sensibilizar os alunos, mas tal aspecto será acompanhado e trabalhado para que este aluno se sinta parte integrante do grupo. Neste sentido a tecnologia continuará sendo uma aliada importante, pois a interação ocorrerá por meio desse canal.