Simulação diplomática do Santo Américo debate a guerra Rússia x Ucrânia e a crise de mísseis de 1962

Simulação diplomática do Santo Américo debate a guerra Rússia x Ucrânia e a crise de mísseis de 1962

Alunos se prepararam para representar as delegações mundiais

Muitos debates, considerações, reflexões, pesquisas, sugestões e argumentos. Assim foram os dois dias do CSAMUN – Colégio Santo Américo Model United Nations, atividade que simula as reuniões diplomáticas da ONU para discutir temas cruciais para o planeta.

Nesta edição do CSAMUN, os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio levaram para as reuniões diplomáticas seus pontos de vista e descobertas a respeito de dois diferentes contextos globais: a Crise dos Mísseis de 1962, trabalhada pelo Comitê Histórico e a Guerra Rússia x Ucrânia debatida pelo Comitê Contemporâneo. “Os alunos pesquisaram e aprenderam a respeito das principais posições e argumentos existentes em torno das problemáticas e apresentaram algumas soluções para os temas. Expor às demais delegações um ponto de vista é um exercício vigoroso de argumentação, negociação e convencimento”, afirma Fábio Lage, Orientador de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Colégio Santo Américo.

A cada edição do CSAMUN fica acentuada a importância de trabalhar com projetos que permitem personalizar o ensino e incentivar pesquisas e debates para a obtenção de respostas. “No Santo Américo, o CSAMUN tem se firmado como um importante instrumento de desenvolvimento de capacidades e habilidades em nossos alunos, tais como oralidade, pesquisa, liderança, contato com a dinâmica das relações diplomáticas, capacidade argumentativa e, sobretudo, protagonismo em propostas de soluções para os mais variados problemas”, diz Fábio Lage.

Para o Diretor Pedagógico do Colégio Santo Américo, Rodrigo Teixeira Conceição, pesquisar, mobilizar conhecimento para refletir sobre os problemas do mundo e produzir propostas para resolução de questões mundiais proporciona um passo importante para a autonomia intelectual dos alunos, além de permitir o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como respeito, escuta e responsabilidade. “O CSAMUN contribui, decisivamente, para a formação cidadã e integral de nossos alunos”, conclui o Diretor.