Simulação diplomática de Santo Américo debateu o futuro da Amazônia e a crise no Níger

Simulação diplomática de Santo Américo debateu o futuro da Amazônia e a crise no Níger

Alunos se prepararam por dois meses para representar as delegações mundiais

Muitos debates, considerações, reflexões, pesquisas, sugestões e argumentos. Assim foram os dois dias do CSAMUN – Colégio Santo Américo Model United Nations, atividade que simula as reuniões diplomáticas da ONU para discutir temas cruciais para o planeta.

Nesta 5ª edição do CSAMUN, os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio levaram para as reuniões diplomáticas seus pontos de vista e descobertas a respeito de dois diferentes contextos globais: o Futuro da Amazônia e a Crise do Niger. “Os alunos pesquisaram e aprenderam a respeito das principais posições e argumentos existentes em torno das problemáticas e apresentaram algumas soluções para os temas. Expor às demais delegações um ponto de vista é um exercício vigoroso de argumentação, negociação e convencimento”, afirma Fábio Lage, Orientador de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Colégio Santo Américo.

A cada edição do CSAMUN fica acentuada a importância de trabalhar com projetos que permitem personalizar o ensino e incentivar pesquisas e debates para a obtenção de respostas. “No Santo Américo, o CSAMUN tem se firmado como um importante instrumento de desenvolvimento de capacidades e habilidades em nossos alunos, tais como oralidade, pesquisa, liderança, contato com a dinâmica das relações diplomáticas, capacidade argumentativa e, sobretudo, protagonismo em propostas de soluções para os mais variados problemas”, diz Fábio Lage.

Para o professor, pesquisar, mobilizar conhecimento para refletir sobre os problemas do mundo e produzir propostas para resolução de questões mundiais proporciona um passo importante para a autonomia intelectual dos alunos, além de permitir o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como respeito, escuta e responsabilidade. “O CSAMUN contribui, decisivamente, para a formação cidadã e integral de nossos alunos”, conclui Lage.