Projeto sustentável de aluna do Santo Américo recebe medalha de prata em Olimpíada internacional

Projeto sustentável de aluna do Santo Américo recebe medalha de prata em Olimpíada internacional

Trabalho premiado prevê instalação de telhado verde em áreas periféricas

A aluna Isabella da Silva Carvalho, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Américo, conquistou o 2º lugar na categoria Ciência da GENIUS Olympiad (Global Environmental Issues and Us), competição internacional de projetos sobre questões ambientais que reúne trabalhos de estudantes de todo o mundo.

“É muito gratificante ver o reconhecimento dos projetos de nossos alunos em eventos nacionais e internacionais. Desde que foi apresentado, o Be(e) Green conquistou espaços importantes, principalmente, por sua acessibilidade. Trabalhar a educação ambiental, o respeito ao meio ambiente e incentivar a criação de projetos em nossas disciplinas curriculares, matérias eletivas e trilhas tem sido uma constante em nossa rotina escolar, assim como o incentivo à criação de projetos e participação em olimpíadas e feiras”, diz Rodrigo Teixeira Conceição, Diretor Pedagógico do Colégio Santo Américo.

O projeto premiado, “Be(e) Green: para um futuro sustentável”, foi desenvolvido em conjunto com a estudante Maria Isabela Marques Pereira, de Belo Horizonte, e prevê a implementação de telhados verdes adequados às construções já existentes, com enfoque nas regiões periféricas que apresentam baixo índice de arborização e alta densidade demográfica.

“A técnica de telhados verdes traz uma série de benefícios ao ser humano e ao meio ambiente como, por exemplo, o conforto térmico, a redução de ilhas de calor que se concentram em grandes cidades, o isolamento acústico, escoamento de águas pluviais, valorização estética da moradia e bem-estar dos moradores, entre outros”, conta a aluna do Santo Américo, Isabella da Silva Carvalho.

Além da instalação do telhado em moradias já construídas, um dos principais diferenciais do projeto desenvolvido pelas alunas é o baixo custo dos módulos a serem implementados, que dispensam a etapa prévia de impermeabilização dos telhados.

As criadoras do Be(e) Green também desenvolveram uma série de pesquisas sobre o aumento da biodiversidade vegetal na região de implementação do telhado verde, assim como o acréscimo na população de insetos, entre eles as comunidades de abelhas, fomentando o ecossistema local.

Pela inovação, criatividade e acessibilidade do projeto, as alunas já receberam medalha de 3º lugar na categoria Ciências Biológicas da FEBRACE 2022 (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da USP), menção honrosa da Sociedade Americana de Meteorologia pela “Realização excepcional de habilidade e criatividade em uma exposição de ciências atmosféricas” e são finalistas da Feira Brasileira de Jovens Cientistas. A medalha de prata na GENIUS Olympiad reforça a importância de projetos sustentáveis criativos e de baixo custo de viabilização que possam contribuir para a preservação do meio ambiente.