Projeto “Clássicos do 5º ano” apresenta “Novas Aventuras do Pequeno Príncipe”

Projeto “Clássicos do 5º ano” apresenta “Novas Aventuras do Pequeno Príncipe”

Alunos dão um novo olhar à obra de Antoine de Saint-Exupéry

O dia 26 de novembro ficará na memória dos alunos do 5º ano do Colégio Santo Américo como o dia em que eles deixaram de ser alunos para se transformarem em autores de uma adaptação livre de um clássico da literatura mundial. Nessa data, todos os alunos receberam a versão impressa da obra “Novas Aventuras do Pequeno Príncipe” com os textos e ilustrações feitas por eles a partir da leitura e entendimento da obra “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. Foi emocionante ver a carinha deles recebendo a obra! Mais emocionantes, ainda, foram os momentos de entrega do certificado de premiação para os trabalhos escolhidos por uma banca de professores nas categorias Revelação, Originalidade e Sensibilidade.

Desde 2017 os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participam do projeto “Clássicos do 5º ano”, do Colégio Santo Américo, criado para aproximar as crianças de obras clássicas da literatura mundial. No primeiro ano do projeto, a obra escolhida foi Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. O Pequeno Príncipe foi o clássico selecionado para 2018 e, no ano seguinte, Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, ganhou a versão de nossos alunos.

Este ano, por causa do isolamento provocado pela pandemia do coronavírus, o clássico O Pequeno Príncipe voltou a ser escolhido para o projeto. “Assim como nossas crianças, o personagem do livro não queria se sentir sozinho. O menino desejava amar, acreditava que o sinônimo desse sentimento era cuidar do outro e que o essencial é visto com os olhos do coração. Isolados pelo distanciamento social, os alunos aprenderam que, mesmo longe de quem amamos, basta olhar o céu e ver o brilho das estrelas para superar a distância de quem sentimos falta”, explica Tatiana de Araujo, professora de Português do 5º ano.

“Novas Aventuras do Pequeno Príncipe” é muito mais do que uma obra revisitada: é a materialização de todos os pequenos príncipes do 5º ano que tiveram que vivenciar a solidão trancados em casa, viajando apenas virtualmente pelo mundo e buscando palavras em olhares que quase se escondiam em máscaras. As lições aprendidas com essa vivência, em um ano tão significativo, estão em cada uma das páginas do livro.

Acesse a página do projeto e confira os trabalhos dos alunos e a versão digital do livro:

 

PROJETO CLÁSSICOS DO 5º ANO