Alunos do Santo Américo dão um novo olhar à Obra “O Mágico de Oz”

Alunos do Santo Américo dão um novo olhar à Obra “O Mágico de Oz”

Projeto “Clássicos do 5º ano” aproxima estudantes da literatura clássica mundial

CONFIRA O LIVRO DIGITAL

 

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Santo Américo mostraram o resultado do Projeto Clássicos do 5º ano com a apresentação de um espetáculo interdisciplinar para as famílias.

O objetivo do projeto é aproximar os estudantes de obras clássicas da literatura mundial e prepará-los para a realização de uma interpretação livre da obra selecionada pela equipe pedagógica, com produção de textos e ilustrações.  “A partir do início do 2º trimestre iniciamos o trabalho com os alunos, fazendo um minucioso estudo sobre a obra escolhida: lemos em conjunto, contextualizamos o autor e a obra, debatemos sobre o livro e apresentamos materiais complementares como matérias jornalísticas, trechos de filmes e peças teatrais, ampliando o universo deles a respeito da obra, personagens e valores”, explica Tatiana de Araujo, professora de Português do 5º ano.

Além da compreensão da obra, o projeto “Clássicos do 5º ano” busca transformar os leitores em autores, ressignificando a escrita e aprimorando aptidões. “Dar sua versão personalizada sobre um clássico permite que o aluno desenvolva suas habilidades artísticas, aprimore seu vocabulário, desenvolva senso crítico e amplie seu universo cultural”, conta Tatiana de Araujo, professora de Português do 5º ano.

Para o ano letivo de 2021 a obra escolhida para reinterpretação dos alunos foi “O Mágico de Oz”, de L. Frank Baum, que na releitura de textos e ilustrações dos alunos foi lançado como “Novas Aventuras de Dorothy”.

O resultado do trabalho dos alunos e da equipe de educadores envolvida no projeto foi apresentado essa semana. Por ser um projeto que envolve várias disciplinas, os alunos mostraram o espetáculo criado por eles durante as aulas de Artes, Música, Inglês e Ensino Religioso. “O espetáculo é uma maneira de conectá-los ainda mais com o entendimento da obra e mostrar aos pais todo o trabalho desenvolvido ao longo do projeto”, conta Tatiana.

Após os espetáculos, os alunos receberam o livro impresso e puderam ver seus trabalhos publicados pela primeira vez. Para completar a experiência de se tornarem autores, todos participaram de uma sessão de autógrafos.

Desde o início do projeto, clássicos da literatura mundial como Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, já ganharam reinterpretações dos alunos do 5º ano do Colégio Santo Américo.