Projeto Clássicos do 5º Ano

“Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante.”

Antoine de Saint-Exupéry

Como aproximar os alunos de uma obra clássica? Esse é o objetivo do Projeto Clássicos do 5º ano: envolvê-los em histórias que, de tão especiais, são atemporais e desafiam épocas, culturas, costumes, tecnologias… A obra escolhida foi: “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry.

Em 2020, nossas crianças que estão isoladas devido ao novo momento mundial, tiveram a companhia desse menino, que também não queria se sentir sozinho: desejava amar e acreditava que o melhor sinônimo para este sentimento era o cuidado com o outro e sabia que o que é essencial, é visto principalmente com os olhos do coração. Diante desses ensinamentos, em um momento tão singular, as crianças também buscaram o olhar do outro por trás das máscaras que nos foram impostas. Aprenderam que, mesmo estando longe de quem amamos, basta olhar para o céu e ver o brilho das estrelas, como ensinou o principezinho, que conseguiremos superar a distância de quem nos faz falta.

Nossos pequenos compreenderam o contexto da história e viveram momentos especiais ao mergulharem nessas páginas: passaram de leitores a autores, pois o principezinho ganhou vida nas aventuras inéditas criadas por eles. Dessa forma, ressignificaram a escrita, adquiriram e aprimoraram habilidades em relação à língua, entre outros inúmeros aspectos que a obra nos permitiu atingir.

O trabalho foi enriquecido com a dedicação dos professores do 5º ano, mostrando que a grandiosidade da obra transcende a Língua Portuguesa e possibilitou aos leitores experienciar essa história incrível em outras linguagens: Inglês, Arte, Religião, Música, Ciências e Cultura da Inovação.

Neste espaço, apresentamos diversos trabalhos feitos pelos alunos, que foram convidados, desde setembro até o início de novembro, a embarcar neste projeto e puderam expressar os ensinamentos do principezinho de forma particular, deixando essas histórias ainda mais vivas na memória e no coração de cada um deles e de todos nós.

Parabéns, queridos autores!

Professora Tatiana e Equipe do 5º ano

 

ILUSTRAÇÕES    OLHARES    STOP MOTION    POESIA E SOM    DEPOIMENTOS

 

MOMENTOS    ADIVINHE    PRÊMIO DESTAQUE LITERÁRIO    LIVRO DIGITAL

 

ENTREGA DOS LIVROS