Podcast do Colégio Santo Américo fala sobre o CSA contra a fome – Campanha da Fraternidade 2023

Podcast do Colégio Santo Américo fala sobre o CSA contra a fome – Campanha da Fraternidade 2023

Está no ar o 12º episódio do EducaCSA, podcast do Colégio Santo Américo que aborda temas importantes da área da educação e atualidades, assim como assuntos que trazem reflexões sobre os pilares do colégio (esportes, línguas estrangeiras, arte e música) e seus valores cristãos beneditinos como escuta, acolhimento, respeito, solidariedade e vida em comunidade.

O episódio gravado parceria com o ConViva, projeto criado pela Pastoral do Colégio Santo Américo para promover ações e formações que privilegiem um ambiente emocional saudável para toda a comunidade escolar, tem a participação do coordenador de Pastoral do Santo Américo, Thiago Dianezi, do professor de geografia, Arno Aloisio Goettems, e dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, João Pedro Jabur e Gustavo Murgel.

O tema central da conversa é a campanha CSA Contra Fome, alinhada com a campanha da Fraternidade da CNBB (Fraternidade e Fome) e lançada em parceria com a Associação de Pais e Mestre do Santo Américo para arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza que serão doados para instituições que atuam contra a fome e para as unidades das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo.

Na abertura do episódio, o professor Arno traz para a conversa os números alarmantes da fome no Brasil e no mundo e aborda as consequências dela para o futuro. “Hoje existem 136 países atingidos por esse grave problema social, comprometendo o futuro e o desenvolvimento dessas nações. Sem crianças saudáveis, alimentadas e educadas não pode haver um futuro promissor”, diz o professor.

A participação dos alunos do Ensino Médio trouxe a tragédia ocorrida durante o carnaval, no Litoral Norte de São Paulo, para o podcast. Os dois jovens estavam na região quando aconteceram os deslizamentos provocados pelas fortes chuvas, matando dezenas de pessoas e deixando centenas desabrigadas. Eles contam a experiência que tiveram e falam sobre a iniciativa de entrar em contato com a Pastoral do Santo Américo, ainda durante o feriado, para propor ações conjuntas de ajuda às vítimas.