Podcast do Colégio Santo Américo analisa consequências da Guerra entre Rússia e Ucrânia

Podcast do Colégio Santo Américo analisa consequências da Guerra entre Rússia e Ucrânia

Professor de História fala sobre o conflito e seu impacto na economia brasileira

O 8º episódio do EducaCSA, podcast do Colégio Santo Américo, traz a análise do professor de História e Orientador de Ciências Humanas do colégio, Fabio Lage, que aborda três pontos da guerra entre Rússia e Ucrânia: o conflito, seu impacto humanitário e econômico e as consequências da guerra para a economia brasileira.

Em sua reflexão sobre a 4ª semana do avanço das tropas russas em território ucraniano, professor Fabio comenta sobre as reações do mundo ocidental que, segundo ele, não tinham suas extensões previstas pelo governo do presidente russo, Vladimir Putin, e o apoio maciço de muitos países às sanções declaradas pela ONU (Organização das Nações Unidas).

De acordo com Fabio Lage, passados quase 30 dias de conflito, fica claro que a invasão é uma reação da Rússia à proximidade da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que avança gradativamente, desde a década de 1990, em direção ao Leste da Europa, ameaçando a pretensa hegemonia na região e causando insatisfação ao governo russo desde o começo do ano 2000.

Outro ponto importante destacado pelo Orientador de Ciências Humanas do Colégio Santo Américo é o conceito de nacionalidade que os russos adotam para entender a guerra. “No Brasil adotamos um conceito de nacionalidade muito diferente do russo. Aqui, basta ter nascido em território brasileiro para ser pertencente à nação brasileira enquanto na Rússia, que é um país multiétnico, não necessariamente um cidadão russo pertence à etnia Russa. É preciso se aprofundar nesses conceitos de etnia para entender os argumentos usados pelo presidente Putin na invasão e no reconhecimento das repúblicas separatistas do sul da Ucrânia”, explica Fabio Lage.

A crise humanitária gerada pela guerra também é lembrada no podcast e, de acordo com o professor, já deve ser a maior crise de refugiados da Europa com 2,5 milhões de pessoas, entre idosos, crianças e mulheres, deixando o país.

Para finalizar sua análise, Fabio Lage aborda os efeitos da guerra no Brasil, principalmente na economia. “Nós, brasileiros, já estamos sentindo as consequências do conflito no preço da gasolina e do diesel, na importação do trigo e dos insumos que servem de base para a produção de ração para gado, suínos e aves. Enquanto persistir o conflito, a pressão na inflação brasileira será cada vez maior”, explica o professor do Santo Américo.