Pais de alunos do Colégio Santo Américo contam histórias em salas de aula da Educação Infantil

Pais de alunos do Colégio Santo Américo contam histórias em salas de aula da Educação Infantil

CSANarra aproxima família do ambiente escolar

Todos os anos, durante um final de semana da primavera, os habitantes da província de Reggio Emilia, localizada no norte da Itália, visitam as escolas da cidade para contar histórias para os alunos. O que poderia ser o roteiro de um filme é, na verdade, a demonstração da força de uma comunidade que se reergueu, após o final da Segunda Guerra Mundial, construindo escolas com as próprias mãos.

Os   pais contadores   de  histórias de  Reggio   Emilia serviram   de inspiração   para   o projeto CSANarra, que acontece há 8 anos no Colégio Santo Américo, no mês de setembro, para os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. “Esse é um momento muito aguardado pelos pais dos alunos, que adoram passar esse momento com os filhos e amigos em sala de aula, participando da rotina das crianças”, conta Sabrina Almeida Ribeiro, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e 1º ano do EFAI do Santo Américo.

Entre 30 de agosto e 10 de setembro, as turmas da Educação Infantil receberam as visitas dos pais contadores de história duas vezes ao dia, por oito dias. A escolha da história parte do desejo do próprio contador em compartilhar um título publicado ou uma história de memória. “Durante esse período, tivemos cerca de 160 histórias contadas pelos pais, no CSANarra. É um projeto muito especial para alunos, familiares e educadores, que têm a oportunidade de passar momentos juntos, no ambiente escolar. Vivenciar essas narrativas literárias resulta em uma memória afetiva que seguirá com o aluno para o resto de sua vida”, finaliza a coordenadora pedagógica.