Orientação Profissional

Orientação Profissional

AUTOCONHECIMENTO E ESCOLHAS

Diante de um mundo com tantas possibilidades, fazer escolhas gera muita ansiedade. Principalmente para os nossos jovens.

Por essa razão, o Colégio Santo Américo, que tem como objetivo preparar para a vida e cuidar da formação humana, trabalha desde a Educação Infantil no desenvolvimento de valores e habilidades socioemocionais que são essenciais para auxiliar nas escolhas da vida.

Orientação profissional

A escolha profissional é um dos maiores desafios de nossos jovens. Por isso são oferecidas atividades dirigidas a essa importante decisão:

Jornada das Profissões

São eventos com profissionais, onde trazemos ex-alunos e profissionais de áreas distintas de atuação para conversarem com nossos alunos sobre as suas vivências dentro de suas profissões. São promovidas mesas-redondas, oficinas, workshops e feiras com faculdades e universidades brasileiras e internacionais.

Projeto Mentoring CSA

Uma rede de mentores em diversas áreas, que tenham algum vínculo com o Colégio Santo Américo, e alunos do Ensino Médio que estão em processo de escolha profissional. Estabelecemos a ponte com esses profissionais para tirarem dúvidas ou mesmo visitarem o ambiente de trabalho, passando um dia na empresa/escritório entendendo o dia a dia do profissional.

A seguir, apresentamos mais algumas iniciativas do Colégio Santo Américo com foco na preparação dos jovens para a escolha profissional e no aumento do autoconhecimento:

Eletiva Projeto de Vida

Aqui os alunos do Ensino Médio têm a oportunidade de cursarem essa eletiva que irá auxiliá-los na elaboração do seu projeto de vida pessoal. Aprendem a importância de estabelecerem suas metas e objetivos. E, o mais importante, planejam o caminho a ser percorrido para atingi-los. Dessa forma, procuramos possibilitar uma maior assertividade em suas escolhas e tomadas de decisões.

Orientação profissional em grupos

O programa, oferecido na 2ª série do Ensino Médio, tem como objetivo dar aos alunos uma ampla exploração de suas aspirações profissionais, sem a ansiedade provocada pela pressão do vestibular. Através de técnicas, dinâmicas e instrumentos direcionados, aprofundam o autoconhecimento, as suas habilidades, interesses e motivações. Conhecem o mundo do trabalho: os cursos, as profissões, o dia a dia do profissional e o mercado.

Conversa e orientação individual

Contamos com uma equipe de Orientadores educacionais (psicólogos e psicopedagogos) que conhecem cada aluno em suas particularidades. Assim, todos têm oportunidade de conversas individuais e orientações sempre que desejar ou quando avaliarmos ser importante.

Aulas de Tutoria

Ocorrem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e são uma oportunidade de desenvolvimento e aprendizado de habilidades socioemocionais. Tutores em parceria com a Orientação educacional trabalham com jovens e crianças para a ampliação do autoconhecimento.

Num mundo cheio de escolhas, o Colégio Santo Américo oferece todo o suporte e orientação para a formação para a vida.