Novo Ensino Médio do Colégio Santo Américo apresenta linguagem Python para alunos da 1ª série

Novo Ensino Médio do Colégio Santo Américo apresenta linguagem Python para alunos da 1ª série

Aula de programação faz parte da trilha Matemática e suas Tecnologias

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Américo estão experimentando -e aprovando – o modelo de Novo Ensino Médio idealizado pela equipe pedagógica da escola, que se reuniu regularmente por mais de um ano para definir a estrutura que contempla os princípios da Lei do Novo Ensino Médio e os valores de excelência acadêmica do Santo Américo.

A nova estrutura traz aos estudantes a possibilidade de escolhas de diferentes trilhas com base em seu projeto de vida, e tem como uma de suas premissas um ensino que considere a complexidade do mundo do trabalho e os desafios da sociedade contemporânea. As 5 trilhas do Santo Américo estão divididas de acordo com as áreas de conhecimento da BNCC e os nomes foram dados pela equipe pedagógica: Linguagem e suas Tecnologias, Matemática e suas  Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Intelecção e Oralidade da Língua Inglesa.

Os estudantes que escolheram a trilha Matemática e suas Tecnologias estão sendo apresentados à linguagem de programação Python para aprender a relacionar a matemática com programação. De acordo com Douglas Pedroso, professor da disciplina “O pensamento computacional imerso em um mundo digital”, o Python é uma linguagem de programação de alto nível utilizada em diferentes tipos de aplicações e foi escolhida para as aulas por ser bastante acessível.

Para fugir das aulas tradicionais de matemática, Douglas tem utilizado o Python para que os alunos consigam resolver questões matemáticas com a aplicação da linguagem, criando códigos que resolvam qualquer problema apresentado. “Se eu peço, por exemplo, que eles resolvam uma equação de 2º grau com a linguagem de programação, o código desenvolvido por eles deverá resolver qualquer equação de 2º grau”, explica o professor.

Esse curso que envolve programação e que compõe a trilha Matemática e suas Tecnologias, tem como objetivo preparar os alunos para a resolução de problemas do cotidiano, oferecendo conhecimento necessário para extração, processamento e análise de dados com foco na tomada de decisão ágil com base no pensamento analítico computacional, despertando o interesse dos alunos na área da computação e preparando futuros profissionais para um mercado de trabalho que tem alta demanda de mão-de-obra e de jovens empreendedores.