Colégio Santo Américo – Museu da Abadia São Geraldo – São Miguel Arcanjo Agende sua visita

Ícone de São Miguel Arcanjo

O ícone de São Miguel Arcanjo foi escrito por Dom Lucas Francisco de Assis Reinaldo Coelho, O.S.B, segundo a técnica Russo-Bizantina de Andrei Rublev , do século XV, em madeira maciça nobre. O cedro rosa é preparado com tecido de algodão cru – ou linho – e cola de coelho com gotas de óleo de linho e bicarbonato de cálcio; contém ouro Zecchino de 23/4 k e pigmentos naturais extraídos de terras, pedras preciosas, plantas, flores, carvão da videira etc. O pigmento é preparado com uma têmpera à base de gema de ovo e vinho branco.

O nome Miguel vem da língua Hebraica. É um nome em forma de uma pergunta: “Quem como Deus?” É, na verdade, uma “pergunta afirmação”, pois “ninguém é como Deus”, sendo este, também, o significado deste nome. O nome Miguel significa, ainda,  “semelhança de Deus”.

São Miguel é considerado o guardião celeste, o príncipe e guerreiro que defende o trono celestial. Ele é também o defensor e protetor do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica. São Miguel Arcanjo é o chefe supremo do exército celestial, dos anjos que são fiéis a Deus. Ele também é conhecido como o Arcanjo da Justiça e Arcanjo do arrependimento. São Miguel Arcanjo é o grande combatente e vencedor das forças do mal.

O nome de São Miguel é citado três vezes nas Sagradas Escrituras: a primeira, no Antigo Testamento, está no capítulo 12 do livro de Daniel. A segunda, já no Novo Testamento, na carta de São Judas, e a terceira, no capítulo 12 do livro do Apocalipse.

Acervo do Museu da Abadia São Geraldo

Top