Museu da Abadia São Geraldo reabre com a exposição “Arte Sacra: a Devoção ao Sagrado”

Museu da Abadia São Geraldo reabre com a exposição “Arte Sacra: a Devoção ao Sagrado”

Mostra reúne obras dos séculos 18, 19 e 20

Após o fechamento ao público em virtude da pandemia da C29ovid-19, o Museu da Abadia São Geraldo, localizado junto ao Colégio Santo Américo, reabre suas portas ao público, no próximo dia 27 de setembro, com a exposição “Arte Sacra: A Devoção ao Sagrado”, apresentando iconografia dos séculos 18, 19 e 20 através de exemplares de pintura, gravura, ícone, escultura, serigrafia e objetos litúrgicos, percorrendo quase três séculos de manifestação artística sacra.

Com o objetivo de promover a experiência religiosa, os temas sacros representados na mostra abrangem episódios conhecidos da história bíblica – como Lázaro ressuscitado por Cristo e a Via Sacra – personagens e santos caros ao cristianismo (Nossa Senhora, Santo Américo, São Francisco de Assis, São Bento, entre outros), assim como períodos litúrgicos que regem a vida religiosa nos dias atuais. A mostra está dividida em duas salas e o público é convidado a conhecer as obras sacras de estética clássica dos séculos 18, 19 e 20, expostas na primeira sala, e adentrar no universo da arte sacra contemporânea do século 20 que compõe a segunda sala.

Na primeira sala da mostra estão obras e objetos litúrgicos da arte sacra de diferentes períodos, suportes e manifestações dos séculos 18, 19 e 20, em que a representação artística do sagrado privilegia uma estética clássica que emprega o equilíbrio e a simetria das formas, a riqueza nos detalhes e o uso de luz e sombra. Entre as raridades expostas nessa sala estão as imagens devocionais de Nossa Senhora das Dores e de Nossa Senhora da Conceição produzidas, respectivamente, nos séculos 18 e 19. Destacam-se, ainda, dois valiosos exemplares de gravuras francesas “La Vision de St. Benoist” e “Hymne à la Vierge”, ambas produzidas no século 19, e as pinturas do artista húngaro Bálint Fehérkuty, que residiu por um tempo na Abadia São Geraldo, tendo realizado várias obras entre telas, murais, vitrais e peças para liturgia.

A proposta, na segunda sala, é uma imersão na arte sacra do século 20, em especial a brasileira. Na contramão dos séculos anteriores, que se distinguiam pelo rebuscamento nos adornos e abundância de referências iconográficas, este novo movimento, que conta com nomes como Cláudio Pastro, Jorge Péres e Jacinto Pujadas Soler, prima pelo tracejado simples em que a imagem emerge em poucas linhas em composições dinâmicas de cores vivas e fortes. Destacam-se, na sala, as serigrafias dos tempos do Calendário Litúrgico, de Cláudio Pastro, e o óleo sobre tela “Nossa Mãe” do pintor espanhol Jacinto Pujadas Soler.

Serviço

Exposição “Arte Sacra: A Devoção ao Sagrado”

Museu da Abadia de São Geraldo (Rua Santo Américo, 275 – Morumbi)

Abertura ao público: 27 de setembro

O Museu da Abadia abre de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h30

As visitas devem ser agendadas pelo e-mail nucleodememoria@santoamerico.org.br