Já está no ar o 6º epísódio do Podcast do Colégio Santo Américo

Já está no ar o 6º epísódio do Podcast do Colégio Santo Américo

EducaCSA de setembro fala sobre “A importância da formação humana na educação”

Reconhecido por sua excelência acadêmica, o colégio Santo Américo possui, desde sua fundação, a tradição na formação humana embasada em  valores beneditinos como Acolhida, Respeito, Escuta, Responsabilidade Social e Vida em Comunidade, e em pilares como Esporte, Música, Arte e Língua Estrangeira. Neste 6º episódio do EducaCSA, que aborda o tema “A importância da formação humana na educação”, Claudia Zaclis, psicóloga e orientadora educacional do Ensino Médio do Santo Américo, fala sobre como o colégio trabalha a formação humana do aluno e de que maneira é inserida na rotina escolar.

A orientadora reflete amplamente o assunto, lembrando que o processo formativo educacional deve desenvolver nos estudantes valores e virtudes que os tornam aptos a serem cidadãos protagonistas, éticos, autônomos e proativos numa sociedade em constante mudança. “No Santo Américo, é dessa forma que evidenciamos a importância da formação humana, presente no currículo de forma estruturada,  planejada,  e trabalhada em parceria com a família, que deve fazer parte do caminho formativo das crianças e jovens”, explica Claudia Zaclis.

No podcast, Claudia compartilha a rota da formação humana no Santo Américo, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e conta como os alunos são apresentados aos valores e pilares do colégio que fazem parte da formação integral e que irão prepará-los para o futuro pessoal e profissional. “Nossa organização da formação humana  é um trabalho realizado pela orientação educacional em conjunto com a pastoral e está inserida em nosso currículo, aparecendo nos componentes curriculares distintos e em momentos como aula de tutoria, ensino religioso e eletivas”, explica a orientadora educacional.

Cláudia Zaclis fala sobre como os valores e pilares são inseridos nos segmentos, de acordo com as etapas de desenvolvimento de cada estudante. “No Santo Américo, ao longo de toda a jornada estudantil, desenvolvemos o sentimento de pertencimento e vida em comunidade, essenciais para que nossos estudantes sejam estruturalmente aptos para atingirem seus objetivos e capacitados para a realização de projetos de vida”, conclui a psicóloga.