Formandos do Santo Américo deixam legado para a comunidade

Formandos do Santo Américo deixam legado para a comunidade

Alunos revitalizaram jardim e horta da unidade Vila Morse das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo

Prestes a se formarem e se despedirem da escola, alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Américo se reuniram para uma última ação voluntária e dedicaram-se à revitalização do jardim e horta da CEI Dom José Gaspar, a unidade Vila Morse das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo.

“Um grupo de formandos do “terceirão” procurou a Pastoral dizendo que gostaria de deixar um legado para o colégio como forma de agradecimento por todos os valores aprendidos no Santo Américo. A iniciativa desses alunos de colocar em prática o voluntariado, transformou a paisagem da creche que atende mais de 100 crianças de zero a 03 anos e 11 meses”, conta Thiago Dianezi, coordenador da Pastoral do Colégio Santo Américo.

Liderados pelas formandas Isadora Fibra e Sabrina Capabianco, os voluntários se encarregaram de replantar as flores e folhagens dos jardins, além das verduras e pancs (plantas alimentícias não convencionais) nas hortas utilizadas para compor o cardápio das crianças. O grupo aproveitou para reformar a casinha de madeira usada pelas crianças nas atividades ao ar livre.

A verba para a compra de terra, mudas, pincéis, tinta e verniz foi doada pela Pastoral da escola para ajudar na concretização do projeto. “A Pastoral recebeu dos alunos da eletiva Solidariedade em Ação a doação da verba não utilizada nos projetos realizados no semestre e repassou o valor para que esse grupo de formandos pudesse realizar o sonho de deixar um legado para a escola, marcando a passagem deles por aqui”, conta Thiago.

Foram três dias de trabalho e era possível ver que o grupo foi aumentado a cada dia, levando para a creche novos voluntários impactados pela iniciativa dos formandos.

Para o Diretor Pedagógico do Colégio Santo Américo, Rodrigo Teixeira Conceição, a iniciativa dos formandos é uma demonstração de que a tradição beneditina da escola e os valores cristãos ensinados aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio são partes fundamentais para a formação humana deles. “É gratificante testemunhar a concretização dos valores que passamos aos nossos alunos. Iniciativas como essa, que partem deles, nos dão a certeza de que eles levarão esse ensinamento para toda a vida” afirma Rodrigo.