Exposição virtual traz releituras de obras de artistas espanhóis e latino-americanos feitas por alunos

Exposição virtual traz releituras de obras de artistas espanhóis e latino-americanos feitas por alunos

“A cultura além das palavras” é resultado da Quinzena do Espanhol do Colégio Santo Américo

O Departamento de Espanhol do Colégio Santo Américo realizou o projeto Quinzena do Espanhol, com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. “Durante 15 dias os alunos tiveram contato com as obras. Na 1ª semana contamos com a colaboração de professores de diferentes disciplinas que, em algum momento da aula, exibiam aos alunos uma obra de algum artista hispânico. Somente na semana seguinte os alunos tiveram aulas sobre os artistas e obras apresentados”, conta Taiana de Freitas Vanucci, orientadora e professora da Área de Espanhol do Santo Américo.

Como atividade da Quinzena do Espanhol, os alunos foram convidados a ressignificar o olhar sobre a arte e retratar, por intermédio da fotografia, suas releituras sobre as pinturas apresentadas. A exposição “A cultura além das palavras” é resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que reinterpretaram obras hispânicas famosas em todo o mundo. “Nossa proposta, além, do ensino da língua espanhola, é fazer com que nossos alunos ampliem o olhar sobre a cultura, trazendo para eles referências, costumes e histórias de diferentes épocas”, diz a orientadora.

Nas duas semanas dedicadas à arte espanhola e latino-americana, os estudantes aprenderam sobre a vida e obra de artistas como Frida Kahlo, Diego Rivera, Fernando Botero, Salvador Dalí, Joan Miró, Pablo Picasso, Diego Velázquez, Enrique Grau, El Greco, entre outros, desenvolvendo um aprendizado que vai além da língua estrangeira.

“Promover uma formação cultural e integral do indivíduo cujo desafio é intervir num mundo cada vez mais dinâmico, complexo e plural é um dos pilares do Colégio Santo Américo”, finaliza Taiana Vanucci.

 

CONFIRA A EXPOSIÇÃO