Ex-embaixador brasileiro no Afeganistão faz palestra sobre o Talibã para alunos do Santo Américo

Ex-embaixador brasileiro no Afeganistão faz palestra sobre o Talibã para alunos do Santo Américo

Fausto Godoy falou sobre sua experiência no país

A tomada de Cabul, sede do governo Afegão, pelos talibãs, no dia 15 de agosto, vem sendo amplamente ensinada nas escolas uma vez que o tema tem muita probabilidade de surgir nos principais vestibulares do país. Para falar sobre o assunto e contar suas experiências na Ásia, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Américo tiveram uma aula virtual muito especial com Fausto Godoy, que atuou como embaixador brasileiro no Afeganistão em 2005.

Para contextualizar os alunos sobre os últimos acontecimentos no Afeganistão, Fausto deu uma aula com o tema “O Afeganistão na encruzilhada, os talibãs no poder” e relembrou toda a história do país, sua localização geográfica, os principais acontecimentos políticos – como a Campanha Soviética, e a origem dos talibãs, treinados nas madrassas do Paquistão, armados pelos Estados Unidos e financiados pela Arábia Saudita.

Utilizando imagens de seu acervo pessoal, o ex-embaixador contou sobre suas experiências no Afeganistão, sua aventura em uma tribo talibã e sobre como o país vivia sob o comando de Hamid Karzai, eleito presidente em 2004 nas primeiras eleições democráticas do país.

Fausto Godoy fez questão de manter o microfone aberto para que os alunos pudessem tirar dúvidas sobre o tema. O ex-embaixador também respondeu as perguntas dos alunos que querem seguir carreira diplomática e aproveitou para dar dicas sobre os cursos que podem levá-los à realização desse projeto de vida.