Diretor pedagógico do Santo Américo participa de painel sobre Novo Ensino Médio

Diretor pedagógico do Santo Américo participa de painel sobre Novo Ensino Médio

Tema será debatido no 8º Grande Encontro da Educação

No próximo dia 17 de agosto o Diretor Pedagógico do Colégio Santo Américo, Rodrigo Teixeira Conceição, participará da 8ª edição do Grande Encontro da Educação como palestrante do painel “Quem tem medo do Novo Ensino Médio”, juntamente com Eduardo Deschamps, que presidiu as comissões do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular no Conselho Nacional de Educação e Mozart Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação.

No encontro, que será realizado no formato híbrido, os palestrantes abordarão as novas diretrizes do Ensino Médio exigidas por lei, o processo de implementação, a adaptação de escolas e alunos e os maiores desafios encontrados pelas instituições durante o percurso.

“Será um prazer compartilhar com os colegas palestrantes e o público a experiência da equipe do Santo Américo na implementação do Novo Ensino Médio e poder auxiliar coordenadores e gestores de outras escolas. Em nosso colégio, por exemplo, a equipe pedagógica se reuniu regularmente por mais de um ano e idealizou um modelo para o Novo Ensino Médio que contemplasse as mudanças previstas pela lei e reafirmasse os valores e pilares da escola para a formação humana dos alunos., já adiantando o processo de implementação”, conta Rodrigo Teixeira Conceição.

Em sua palestra, Rodrigo também irá compartilhar a estrutura do Novo Ensino Médio do Santo Américo. De acordo com o Diretor Pedagógico, no colégio ele está separado em duas partes, sendo a primeira comum a todos os alunos, com 23 aulas semanais de Formação Geral Básica, 1 aula semanal de Projeto de Vida e 1 aula de Ensino religioso. As 23 aulas focam na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com seus componentes curriculares, áreas e habilidades. Já o Projeto de Vida traz vivências com foco em autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e orientações sobre carreiras e profissões. A aula de Ensino Religioso, além de aprofundar as habilidades propostas na BNCC, tem como objetivo contribuir com a formação humana, religiosa e espiritual dos alunos possibilitando a vivência dos valores cristãos beneditinos como solidariedade, respeito, escuta e vida em comunidade. A segunda parte, simultânea à primeira, é a parte flexível do currículo, com 16 aulas semanais – são os chamados Itinerários Formativos, com 5 opções de trilhas de 6 aulas semanais cada, e inúmeras opções de matérias eletivas de 2 aulas semanais cada.

“É uma honra fazer parte desse painel e poder apresentar características práticas de aplicação desse novo método de trabalho. Para nós, do Santo Américo, é muito gratificante poder participar dessa troca que o evento proporciona e debater temas fundamentais da educação com grandes nomes da área, contribuindo com gestores e coordenadores de todo o país na aplicação e evolução das diretrizes do Novo Ensino Médio”, finaliza o Diretor Pedagógico.

O painel “Quem tem medo do Novo Ensino Médio” acontecerá no dia 17 de agosto, às 9h45, no Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança, na Cidade Universitária e será transmitido on-line.

A 8ª edição do Grande Encontro da Educação será realizada de 16 a 19 de agosto com programação presencial e digital. O evento realizado pela Revista Educação é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link.