Com biografias, alunos do Santo Américo tornam visíveis profissionais que fazem o dia a dia da escola e não são percebidos

Com biografias, alunos do Santo Américo tornam visíveis profissionais que fazem o dia a dia da escola e não são percebidos

Projeto “Los Visibles” será transformado em exposição

Olhar para o lado e enxergar as pessoas responsáveis por tarefas que muitas vezes não são notadas transformou a rotina de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Santo Américo.

A ideia do projeto “Los Visibles” nasceu da professora Taiana de Freitas Vanucci, Orientadora da Área de Espanhol, como ferramenta para a apresentação dos pretéritos da gramática espanhola aos alunos. “Normalmente esse tema de aula costuma ser pouco atrativo e, para sair do lugar comum, busquei trabalhar com textos biográficos. Além da parte gramatical, a atividade teve como objetivo propor um momento reflexivo aos estudantes, onde eles tinham que ampliar o olhar, pensar e discutir sobre quais profissionais costumam passar despercebidos no dia a dia. Quem são essas pessoas e o que elas fazem era a pergunta mestra para realizar o trabalho”, conta Taiana Vanucci.

A partir da discussão sobre o tema, os alunos foram convidados a passear pela escola com seus professores para observar onde estão os profissionais de pouca visibilidade dentro do lugar que frequentam diariamente e qual a importância deles para que tudo funcione bem. “Nessa jornada pelo colégio eles foram descobrindo a equipe da cozinha, os profissionais da gráfica, o jardineiro que cuida do bosque e jardins do Santo Américo, a equipe de manutenção e limpeza e outros colaboradores que realizam tarefas importantes para o perfeito funcionamento da escola e bem-estar dos alunos”, explica a orientadora.

Na etapa seguinte do projeto, os alunos aproximaram-se do profissional escolhido, realizaram uma entrevista e tiraram foto. A entrevista foi feita na língua materna do entrevistado e os estudantes a traduziram para a língua espanhola para redigir o texto biográfico.

“Los Visibles” tinha a intenção de ampliar o olhar dos alunos em relação ao outro, sensibilizá-los, utilizando a biografia como ferramenta para esta finalidade. De acordo com os professores, o que foi alcançado chegou a um lugar muito maior que apenas a aquisição da língua. “Os alunos reproduziram histórias utilizando a língua espanhola como forma de comunicação, porém, se envolveram e criaram vínculos com pessoas que antes não percebiam, trocando mais que palavras. Todos nós saímos diferentes desta atividade!”, finaliza Taiana.

O resultado do projeto superou as expectativas e “Los Visibles” será transformado em exposição para que todos os alunos conheçam um pouco mais sobre os colaboradores entrevistados e suas funções essenciais dentro da escola.