Colégio Santo Américo realiza evento de acolhimento a novos alunos

Colégio Santo Américo realiza evento de acolhimento a novos alunos

Equipe pedagógica recebe famílias e estudantes com dicas para ajudar as crianças nesse período de adaptação

Iniciar a jornada escolar em um ambiente totalmente novo, com pessoas desconhecidas, é um momento importante na vida de uma criança, porém, para muitas delas pode ser um período de estresse e insegurança.

Para auxiliar os novos alunos e as famílias nesse período, o Colégio Santo Américo realiza, no início de todo semestre, o Welcome Day, evento que busca recepcionar as crianças e adolescentes de forma calorosa, colocando todo o corpo docente à disposição das famílias para a realização de um trabalho em conjunto com a escola.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Santo Américo, Sabrina Almeida Ribeiro, o período de acolhimento de um novo aluno ocorre de maneira individual, gradativa e de acordo com as especificidades da criança. “É essencial que as famílias conversem com a equipe pedagógica para entenderem a dinâmica de adaptação de seus filhos e participarem ativamente desse período, sempre em conjunto com professores e orientadores educacionais”, diz Sabrina.

No Santo Américo, as famílias dos alunos da Educação Infantil, com idades de 1 a 5 anos, recebem da equipe pedagógica algumas dicas para tornar esse período mais confortável. “Uma das principais dicas que damos para os pais é que eles elejam o adulto que representa uma figura de confiança para a criança para permanecer com ela na escola. Outra dica importante que damos é que tenham paciência com o processo de adaptação e não tentem apressar essa caminhada”, explica a coordenadora.

Para os alunos do Ensino Fundamental Anos Inicias, Anos Finais e Ensino Médio, a adaptação em um novo ambiente escolar é um processo menos doloroso, porém, com altas expectativas por parte dos alunos. A equipe de Pastoral desempenha um importante papel no processo de acolhimento desses alunos do Santo Américo. “O Welcome Day é um símbolo de um de nossos principais valores, a acolhida, onde buscamos que todos que cruzam as nossas portas sejam acolhidos como o Cristo e saibam que terão os seus nomes inscritos para sempre no coração da Família CSA”, comenta Thiago Dianezi, coordenador de Pastoral do colégio.

Tão importante quanto o acolhimento das crianças, a recepção dos adolescentes que chegam para cursar o Ensino Fundamental Anos Finais e Médio é preparada pelos profissionais da coordenação pedagógica e orientação educacional do Santo Américo. Segundo a psicóloga Claudia Zaclis, orientadora educacional do Ensino Médio do Colégio Santo Américo, o adolescente precisa de uma atenção muito especial porque está em fase de construção de sua personalidade e necessita de suporte para que se adapte mais facilmente a um novo ambiente, novo grupo, novas amizades. “Pode até parecer mais fácil para o aluno mais velho se adaptar a uma nova escola, mas é tão estressante quanto para uma criança. Ser recebido por profissionais capacitados para entender as necessidades básicas do novo aluno é crucial nos primeiros dias na nova escola. Uma das ações de acolhimento que fazemos é colocar jovens que já são alunos do colégio para auxiliar na recepção e formação de vínculos”, finaliza Claudia Zaclis.