Colégio Santo Américo participa de debate sobre Tecnologia Educacional na Prática

Colégio Santo Américo participa de debate sobre Tecnologia Educacional na Prática

O Colégio Santo Américo participou nesta quarta-feira, dia 10 de junho, da 3ª rodada de debates do SAS Summit 2021, evento que reúne profissionais de diferentes áreas para falar sobre a Educação do futuro. Josy Amadeu, coordenadora de Inteligência Educacional do Colégio Santo Américo foi uma das integrantes da mesa-redonda com o tema “Escola que Inspiram: a tecnologia na prática”, que abordou questões como métodos de avaliações, cansaço digital, desafios do uso da tecnologia na educação e inovação.

“A pandemia trouxe, junto com a exigência do distanciamento, a necessidade de uma adaptação muito rápida por parte de alunos e professores quanto ao uso ininterrupto da tecnologia como única ferramenta para o aprendizado. O Santo Américo, que já utilizava a tecnologia para a aplicação de metodologias ativas de ensino, como o ensino híbrido, não teve problemas em adaptar suas aulas para o formato remoto”, contou Josy Amadeu.

Um dos tópicos abordados no debate foi a utilização de material didático digital. A coordenadora explicou que o Santo Américo possui material didático 100% digital para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. “Para intensificar o ensino e garantir a qualidade tecnológica das aulas, todos os nossos alunos recebem um iPad com os aplicativos de aprendizagem personalizados para cada segmento; assim, os alunos contam com tecnologia de ponta e acesso rápido e fácil às plataformas de ensino, otimizando seu aprendizado e desenvolvendo sua autonomia digital”, disse Josy.

Durante o debate, uma das questões mais importantes foi sobre os sistemas de avaliação aplicados nos formatos remoto e presencial. Josy Amadeu aproveitou o questionamento para analisar as experiências positivas e negativas dos métodos de avaliação utilizados pelo Colégio Santo Américo, colocando os prós e os contras de cada um deles e enfatizando que o Santo Américo caminha no sentido de avaliar os alunos com questões mais autorais, preparadas pelos professores, e que exigem dos alunos respostas também mais autorais.