Colégio Santo Américo inicia Novo Ensino Médio

Colégio Santo Américo inicia Novo Ensino Médio

Alunos já estão familiarizados com parte do currículo determinado em lei  aprovada em 2017

A partir do ano letivo de 2022, escolas públicas e particulares deverão iniciar a implementação do Novo Ensino Médio, previsto na Lei 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. “A lei aprovada em 2017 definiu uma organização curricular mais flexível, contemplando a Base Nacional Comum Curricular e a oferta de diferentes Itinerários formativos. Na prática, essa nova estrutura traz aos estudantes a possibilidade de escolhas de diferentes trilhas com base em seu projeto de vida e tem como uma de suas premissas um ensino que considere a complexidade do mundo do trabalho e os desafios da sociedade contemporânea”, explica Danilo Zanardi, coordenador pedagógico do Ensino Médio do Colégio Santo Américo.

No Colégio Santo Américo, a equipe pedagógica se reuniu regularmente por mais de um ano e idealizou um modelo para o Novo Ensino Médio que contempla as mudanças previstas pela lei e reafirma os valores e pilares da escola para a formação humana dos alunos.

O Novo Ensino Médio do Santo Américo está separado em duas partes, sendo a primeira comum a todos os alunos, com 24 aulas semanais de Formação Geral Básica e 1 aula semanal de Projeto de Vida. As 24 aulas focam na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com seus componentes curriculares, áreas e habilidades. Já, o Projeto de Vida, com uma aula semanal, traz vivências com foco em autoconhecimento e conhecimento do próximo, além de orientações sobre carreiras e profissões. A segunda parte, simultânea à primeira, é a parte flexível do currículo, com 16 aulas semanais. São os chamados Itinerários Formativos, com 5 opções de trilhas de 6 aulas semanais cada, e inúmeras opções de matérias eletivas de 2 aulas semanais cada.

De acordo Danilo Zanardi, as 5 trilhas do colégio estão divididas em conformidade com as áreas de conhecimento da BNCC e com base nas habilidades dos 4 eixos estruturantes e os nomes das trilhas foram escolhidos pela equipe pedagógica da escola de forma a revelar a natureza do conhecimento focal de cada uma delas. Esse novo modelo pressupõe um maior poder de escolha por parte dos alunos, que poderão aprofundar e transitar por diferentes áreas do saber ao longo dos 3 anos do Ensino Médio.

“O Santo Américo já oferece aulas eletivas há alguns anos e essa reestruturação, que visa uma maior flexibilidade e poder de escolha é, na verdade, uma ampliação do caminho que traçamos anos atrás”, finaliza o coordenador.