Centro de Olimpíadas Santo Américo encerra 1º semestre com recorde de inscrição em competições

Centro de Olimpíadas Santo Américo encerra 1º semestre com recorde de inscrição em competições

Número de alunos medalhistas ultrapassa expectativas

Criado no início do ano letivo de 2022, o COSA (Centro de Olimpíadas Santo Américo) nasceu para fomentar o aprendizado, estimular o conhecimento e interesse por determinada área, dar suporte aos alunos participantes de Olimpíadas Científicas e incentivar o engajamento dos alunos nessas competições.

Nesses seis primeiros meses de atuação, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais à 3ª série do Ensino Médio participaram de olimpíadas científicas com o apoio e orientação do COSA, batendo recorde no número de estudantes inscritos e superando as expectativas quanto aos resultados obtidos. “Ficamos felizes com o engajamento e interesse de nossos alunos nas diferentes Olimpíadas Científicas que aconteceram no 1º semestre. Foi gratificante ver os estudantes procurando a sede do COSA para conhecer as competições e buscar ajuda para preparo e inscrição”, conta o Orientador da área de Física do Santo Américo, professor Carlos Humberto de Oliveira, coordenador do projeto e responsável pelo atendimento aos alunos.

De janeiro a junho, os alunos do Santo Américo participaram de olimpíadas científicas de diferentes áreas, sendo que as mais procuradas foram a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), Olimpíada Canguru de Matemática e Olimpíada Brasileira de Biologia. “Ainda temos, nesse 1º semestre, 3 competições com inscrições abertas, todas muito procuradas pelos estudantes: GeoBrasil, Olimpíada Nacional de Ciências e Olimpíada Brasileira de Física.

No Colégio Santo Américo os estudantes recebem, além de incentivo, ferramentas de capacitação para as provas. “A própria grade curricular do colégio já capacita o aluno para as olimpíadas, porém, devido ao grau de dificuldade e concorrência que as competições têm oferecido nos últimos anos, criamos programas específicos de estudo e oficinas para preparar nossos alunos para essas provas”, conta o coordenador do COSA.

De acordo com Rodrigo Teixeira Conceição, Diretor Pedagógico do Colégio Santo Américo, é muito importante que os alunos sejam estimulados a participar dessas competições. “As Olímpiadas Científicas têm se tornado cada vez mais exigentes e atrativas porque instituições como UNICAMP, UNESP e USP aceitam como forma de ingresso em seus cursos os alunos medalhistas em olímpiadas de renome. Além disso, as competições oferecem oportunidades de conhecer instituições como ITA e INPE, e participar de eventos e viagens nacionais e internacionais”, diz o diretor.

“A criação do COSA foi essencial como instrumento para fomentar o conhecimento e estimular a curiosidade de nossos alunos. Sem dúvida, uma escola que promove e prepara os estudantes para Olimpíadas Científicas, é uma escola que está à frente das demais, como é o caso do Santo Américo”, finaliza Rodrigo Teixeira Conceição.

Para comemorar os resultados do 1º semestre, o Centro de Olimpíadas Santo Américo fará, no retorno das aulas, um evento especial para a entrega das medalhas e certificados conquistados pelos alunos nessa fase.