Bate-Bola com o CSA – Línguas Estrangeiras

Bate-Bola com o CSA – Línguas Estrangeiras

A disciplina de Línguas Estrangeiras é um dos principais pilares do Colégio Santo Américo e está na matriz curricular de todos os nossos alunos, preparando-os para um mundo cada vez mais globalizado. Além de termos a disciplina de Línguas Estrangeiras em nossa base curricular, somos uma Cambridge International School.

No Bate-Bola com o CSA desse mês conversamos com Sabrina Almeida Ribeiro, coordenadora de Línguas Estrangeiras e Internacionalização do Colégio Santo Américo, para saber mais sobre a importância do aprendizado de outros idiomas para o futuro de nossas crianças e jovens.

Qual o maior diferencial do ensino de línguas estrangeiras do Santo Américo?

No Santo Américo formamos alunos totalmente capacitados para se comunicarem com competência em Inglês e Espanhol.

 

Como será o período Bilíngue na Educação Infantil?

Na educação infantil teremos dois momentos de imersão por dia: um no período da manhã e outro no período da tarde. Os alunos que ficam no período integral terão 4 horas de imersão por dia e os alunos que optarem pelo meio período terão 2 horas de imersão por dia. No 1º ano do Ensino Fundamental também teremos o período bilíngue, com duas horas de imersão por dia.

 

Qual a carga horária de Inglês no Ensino Fundamental?

No Ensino Fundamental temos 5 aulas de inglês por semana. Aulas de Inglês, Science e Math.

As turmas são divididas com dois professores, que acompanham o desenvolvimento das competências orais, de leitura, e escrita de uma forma personalizada, atendendo as necessidades individuais dos nossos alunos.

 

Como funciona o programa internacional?

Somos Uma Cambridge International School, e temos aulas de Science e Math na grade curricular dos alunos do 1º ao 9º ano, além das aulas de Inglês.

 

Quando se inicia o programa de High School, e como é o processo de admissão?

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental podem iniciar o programa de High School Alumni Griggs, que tem a duração de três anos. Para ingressar, eles passam por teste escrito e entrevista, com a equipe da Alumni, e precisam ter nível B2 ou o certificado FCE.

 

Quais os cursos de inglês da grade extracurricular?

Em 2020 oferecemos cursos extracurriculares para a Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. Os cursos foram de Arts and Crafts, Drama and Games e foram fundamentais para criar mais uma oportunidade para nossos alunos praticarem a língua inglesa em contextos diversos.

 

O inglês está presente nas matérias eletivas?

No Ensino Médio os alunos já desenvolveram uma boa competência na língua inglesa. Além das aulas da grade, nossos alunos podem optar por eletivas de reforço de Inglês, ou de aprofundamento, como as eletivas de preparatório para os exames de Cambridge, Public Speaking, preparatório para o TOEFL e SAT.

 

Como os alunos são preparados para os exames de Cambridge?

Os alunos são preparados em suas aulas curriculares de Inglês, do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e, também, nas eletivas do Ensino Médio.

 

Qual apoio a escola oferece para os alunos que desejam estudar em universidades estrangeiras?

Oferecemos diversas opções de intercâmbios de férias ao longo do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Programas como o BCI, para alunos de 9 a 14 anos, o programa em Stanford e Yale, para alunos de 14 a 17 anos, e o programa na California State University, para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Para os alunos da 3ª série do Ensino Médio o colégio oferece um programa de voluntariado na África do Sul, no qual os alunos ensinam Inglês para crianças do Ensino Fundamental em seu contraturno. Esse tipo de experiência enriquece muito o currículo dos alunos que desejam aplicar para universidades estrangeiras.

O departamento de Internacionalização apoia os alunos com as eletivas necessárias para a preparação de suas ‘applications’ e fornece os documentos necessários, como as cartas de recomendação e declaração de notas em inglês.