Bate-Bola com o CSA – Educação Infantil

Bate-Bola com o CSA – Educação Infantil

Os primeiros anos de uma criança na escola são fundamentais para seu desenvolvimento cognitivo, socialização e autonomia. O Colégio Santo Américo recebe crianças a partir de 1 ano (Minimaternal) e desenvolve com elas atividades pedagógicas que trabalham diferentes aspectos de seu desenvolvimento.

O ano de 2021 começa com novidades na Educação Infantil do Santo Américo, entre elas a aprendizagem bilíngue. Para falar sobre a importância dos primeiros anos escolares para o desenvolvimento da criança e as novidades no ensino infantil do colégio, conversamos com Sabrina Ribeiro, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, e Sonia Spedo, Orientadora Educacional do segmento.

 

Quais os principais diferenciais da educação Infantil do Colégio Santo Américo?

O diferencial do colégio, além do espaço físico privilegiado, se constitui por educadores qualificados, trabalhando na perspectiva da potente estrutura e excelência pedagógica, mas mantendo características e cuidados de uma educação personalizada.

 

Este ano o segmento terá a inclusão do Período Bilíngue. Como será feito esse processo?

Já contávamos com uma ampla carga horária de língua inglesa, iniciando no Minimaternal, com dez aulas semanais. Com o período bilíngue, os alunos terão dois momentos de imersão durante o dia, nos quais toda a instrução será feita em inglês. Não se trata apenas do ensino da língua adicional, mas sim do desenvolvimento das competências e habilidades propostas na Base Curricular Nacional Comum, utilizando a língua inglesa. O aprendizado da língua se dará também por meio da exploração de atividades cotidianas e pelo trabalho com projetos.

 

Qual a importância do aprendizado de uma nova língua no desenvolvimento da criança?

Até os 6 anos há um período de maior plasticidade cerebral, o que facilita o aprendizado de uma língua adicional. Ao decodificar duas línguas ao mesmo tempo, o cérebro da criança cria mais conexões neurais, tornando mais rápido o processamento cognitivo e diminuindo as perdas que ocorrem ao longo do crescimento.

 

Como é a rotina dos alunos da Educação Infantil do Colégio Santo Américo?

O Colégio Santo Américo é, tradicionalmente, uma escola de período integral, mas as famílias da Educação Infantil também podem optar pelo meio período.

Todos os dias se iniciam com a acolhida dos alunos nos cantos pedagógicos, onde eles escolhem as atividades que mais os interessam. Em seguida há um momento de oração, agradecimento e roda de conversa.

A aprendizagem é sempre contextualizada e vivenciada pelos alunos, que aprendem pela experiência e pela interação com o outro, com os objetos e com o ambiente.

Os momentos de alimentação também são carregados de intencionalidade pedagógica, de convívio social, formação de hábitos saudáveis e contribuem para a conquista da autonomia dos alunos.

 

Um dos principais diferenciais do colégio é sua área ao ar livre. Qual a importância das atividades ao ar livre para as crianças e que tipos de atividades são realizadas nessas áreas?

O Campus do Colégio Santo Américo – e especificamente o espaço da Educação Infantil -contribui muito para a formação integral das crianças. Além de salas de aulas amplas, contamos com diversos espaços de aprendizagem ao ar livre, que propiciam a vivência, a socialização, a integração com a natureza, a investigação científica e a potencialização da criatividade. Alguns desses espaços são: Pista para motocas, Parque do Bosque, Parque das Pedrinhas, Parque Vilarejo, Parque do Brinquedão, Oficina, Casinha de Bonecas, Parques Sensoriais, Parede de Escaladas, Parque de Areia e Aquaplay.

 

Como é a iniciação do esporte, um dos pilares do colégio, na Educação Infantil?

As atividades esportivas são extremamente valorizadas na medida em que, desde pequeninos, nossos alunos exploram a diversidade do amplo espaço, desenvolvendo as habilidades psicomotoras, estabelecendo relações espaciais e temporais necessárias às diferentes aprendizagens, que são bases para a desenvoltura esportiva.

 

Para encerrar, fale um pouco sobre o ensino de valores como amizade, empatia e solidariedade para as crianças da Educação Infantil.

O ensino de valores permeia todas as intenções pedagógicas da Educação Infantil. Além do Projeto Bentinho, que utiliza o mascote do Mosteiro de São Bento para o trabalho estruturado com valores, momentos de brincadeiras, de conflitos, rodas de conversa, leitura e contações de histórias, entre outros, são também explorados pelos educadores para o desenvolvimento dos valores em nossos alunos.