Bate-Bola com o CSA – Rodrigo Teixeira Conceição

Bate-Bola com o CSA – Rodrigo Teixeira Conceição

O Bate-Bola CSA desse mês é com o Rodrigo Teixeira Conceição, nosso novo diretor pedagógico, que falou sobre sua chegada ao CSA, seus desafios e os projetos que tem para o colégio.

Ao chegar no Santo Américo, o que mais te chamou a atenção?

O ambiente acolhedor e sua organização. O CSA tem se mostrado um espaço de trabalho único e relaciono este fato às pessoas que o integram, tanto departamento administrativo quanto coordenação, orientação, professores e alunos que, mesmo tendo apenas algumas pequenas interações, já pude sentir o “DNA” CSA da acolhida, escuta e respeito extremamente presente em cada uma das conversas que tive desde o momento de minha chegada.

Quais serão seus maiores desafios na função de Diretor Pedagógico?

O principal grande desafio será promover uma rota de valor integrada em todos os segmentos ainda mais significativa para os alunos e suas famílias, com foco em suas individualidades, excelência acadêmica e formação humana.

Junto com você chega, também, a Márcia Helena Gaddini, que assume o cargo de Assistente de Direção. Como será essa nova estrutura do corpo pedagógico para atender o projeto pedagógico do CSA?

Professora Márcia possui larga experiência em gerenciamento de segmentos e formação de professores. Ela integra o corpo diretivo para promover um trabalho ainda mais personalizado junto às coordenações e orientações, com foco no desenvolvimento de propostas pedagógicas e agilidade de processos.

Como será seu trabalho junto ao corpo docente do colégio?

O corpo docente é um dos grandes pilares de qualquer escola, sempre vi como grande parceiro no processo de entendimento e gerenciamento da sala de aula. Meu trabalho junto aos professores será pautado no acompanhamento diário de suas atividades para discutir e desenvolver projetos específicos para o colégio para podermos personalizar e modernizar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem e, com certeza, promover um trabalho de excelência acadêmica e experiências afetivas que são tão importantes para nossos alunos.

Que projetos pedagógicos gostaria de trazer para o Santo Américo?

O setor educacional, especialmente em São Paulo, está recheado de propostas inovadoras e oferta de produtos pedagógicos. Minha linha de atuação sempre foi pautada na pesquisa das melhores metodologias de ensino para alcançar os objetivos dentro dos segmentos, com foco no projeto de vida de cada aluno e visão de educação da instituição. Acredito sinceramente que a equipe que compõe o Santo Américo está pronta para promover um ambiente de pesquisa e desenvolvimento e se tornar uma das grandes referências nacionais na elaboração de metodologias disruptivas e desenvolvimento profissional. Desta forma, nossos alunos ficarão imersos neste ambiente colaborativo de desenvolvimento e naturalmente serão levados a atingir seu total potencial acadêmico e se desenvolverão como agentes transformadores e atuantes.

De que maneira pretende dialogar com a comunidade escolar?

Sempre tive um relacionamento muito próximo com as comunidades escolares em que estive, pois acredito que o diálogo franco promove crescimento e entendimento. Seguirei nesta linha, sempre disponível para fazer com que as vivências e experiências de cada uma das pessoas que integram o Santo Américo seja repleto de significado e pertencimento.

Qual a importância da participação dos pais em sua gestão?

As famílias possuem papel fundamental na construção e desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.  Os valores éticos e morais, assim como os ideais de educação, precisam estar perfeitamente alinhados com os do colégio para que os alunos tenham uma experiência plena de educação. Desta forma, com um mecanismo de intercâmbio de ideias, estes colherão os frutos de estarem em um ambiente repleto de respeito, transparência e acolhimento.

Que mensagem você gostaria de passar para a família Santo Américo?

Importante dizer que minha relação com o Santo Américo foi iniciada nas missas dominicais e este foi um dos motivos que me levaram a escolher esta igreja para me casar e assumir os ensinamentos de São Bento como mantras para a vida. Desejo que as bênçãos beneditinas recaiam sobre todas as casas de nossas famílias e que, juntos, possamos dar continuidade à história de 70 anos de excelência acadêmica e formação integral, com valores éticos e morais que sempre foram e continuarão sendo os grandes diferenciais do colégio.