Bate-bola com o CSA – Esporte

Bate-bola com o CSA – Esporte

Desde que foi fundado, o Colégio Santo Américo tem o Esporte como um de seus principais pilares para desenvolvimento humano, associando valores de formação à prática esportiva. Este ano, ao completar 70 anos de história, o colégio traz uma série de inovações esportivas para seus alunos.

Para saber mais detalhes das novidades para 2021, conversamos com nosso Coordenador de Educação Física, Ricardo Arakaki Miadaira, para conhecer os projetos desenvolvidos para o ano letivo de 2021 com alguns parceiros, trazendo para o colégio metodologias desenvolvidas por grandes nomes do esporte brasileiro e novidades para a área de Educação Física que abrangem atividades multidisciplinares elaboradas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Educação Física, que afirma que a disciplina é responsável por desenvolver as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social.

 

Tendo o Esporte como um de seus pilares, quais os principais diferenciais do Santo Américo e qual a atual estrutura esportiva do colégio?

Nosso diferencial está na quantidade de aulas de Educação Física que oferecemos aos nossos alunos. São quatro aulas semanais na Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, três aulas para o Ensino Fundamental Anos Finais e duas para a 1ª e 2ª Série do Ensino Médio. Além disso, nossos cursos extracurriculares contam com uma extensa gama de modalidades para alunos do Jardim 1 à 3ª série do Ensino Médio.

Nas aulas de Educação Física ou nos cursos extras, programamos atividades que garantam aos alunos a oportunidade de se exercitarem em vivências de diversas modalidades esportivas, brincadeiras e jogos, e trazer à sua rotina experiências de superação, disciplina, concentração, estímulo ao senso crítico, respeito às regras e sociabilização, que são tão presentes na proposta de nossa área. Dessa maneira, contribuímos para a formação física e mental de nossos alunos, apresentando a eles o esporte, a atividade física e o lazer como instrumentos de qualidade de vida, além de instrumento de lapidação dos soft skills, que são trabalhados a todo momento e tão importantes na vida adulta.

 

Que projetos esportivos foram implantados no Santo Américo este ano?

Neste ano ampliamos nosso leque de opções de atividades esportivas em nossos cursos extracurriculares. Ao todo, são 20 modalidades esportivas, e as novidades são o Skate, Patinação e Tênis. Além disso, construímos uma nova quadra de areia para implementarmos o Beach Tênis, Vôlei de Praia e Futevôlei. Outra novidade foi a chegada do programa pedagógico ESP (Evolution Soccer Program), treino de futebol desenvolvido pelos ex-jogadores Caio Ribeiro e Denílson especialmente para atender escolas. Nas piscinas do Santo Américo a novidade é a parceria com o nadador Gustavo Borges, que traz para o colégio a metodologia de ensino consagrada há quase duas décadas que tem como principal conceito a educação por meio da natação.

Acompanharemos trimestralmente o desenvolvimento motor, técnico, social e disciplinar de nossos alunos, utilizando como base as metodologias das empresas parceiras, sempre alinhados com nossa missão na formação integral do aluno. Temos também a proposta de, em momentos pontuais, criar ações e/ou atividades que venham integrar o que está acontecendo nas aulas dos Cursos Extras com as aulas de Educação Física.

Garanto que ainda teremos muitas novidades para 2021, ano em que comemoramos os 70 anos do Colégio e em que a Educação Física se fará presente durante essas celebrações. Não posso adiantar muito mais o que acontecerá para não dar spoillers dos projetos futuros, mas garanto que a família Santo Américo gostará muito.

 

Quais as principais novidades do segmento para os alunos?

Em 2021 daremos ênfase ao processo de implementação de atividades interdisciplinares em nossa área, sempre norteadas pela BNCC. Entendo que as aulas de Educação Física são muito ricas e possibilitam aos alunos viverem ou entenderem através de jogos e brincadeiras, o que veem em sala de aula. Por estarmos em espaços maiores e contando com outra disposição dos alunos para nossas aulas, aproveitaremos essas circunstâncias para apresentar essa outra forma de aprendizagem para eles.

Essa proposta acontecerá durante o ano, em diversos momentos, onde os conceitos adquiridos pelo aluno em outras disciplinas, possam ser utilizados de maneira a fazê-lo pensar e vivenciar na prática o que foi apresentado na teoria. Um simples jogo de Queimada, por exemplo, se contextualizado pode se transformar em um instrumento de explicação sobre a disseminação de um vírus, em uma referência bem atual. O arremesso de um jogador de Basquete ou um chute de um jogador de futebol, precisam de conceitos de Física para atingirem a sua melhor eficiência. Esses conceitos são aprendidos em sala de aula e aplicados nas quadras ou campos nas aulas de Educação Física. Esses são pequenos exemplos de como nossa disciplina pode ajudar os alunos, quebrando um pouco o paradigma que divide corpo e mente, quando na verdade é necessário trabalhamos sempre os dois em conjunto.

 

A partir de que idade é recomendável a prática de esportes?

A prática de atividade física é recomendável desde o nascimento. Obedecendo os estímulos corretos para cada faixa etária, aumentamos as sinapses, contribuindo para um corpo com mais possibilidades de desenvolvimento cognitivo.  Os exercícios corretos contribuem também para a melhoria do tônus muscular, fortalecimento ósseo e coordenação motora. Aqui no Santo Américo as aulas de Educação Física acontecem desde o Mini Maternal, onde os estímulos trabalhados buscam justamente ampliar esses benefícios. Da mesma maneira, sabe-se que a atividade física, em qualquer faixa etária, com as indicações corretas de exercícios são, sem sombra de dúvidas, a melhor maneira de manter a saúde física e mental.

 

O que os pais devem levar em conta na hora de escolher um esporte para seus filhos?

Penso que em um primeiro momento, o melhor a se fazer é observar se a criança está se divertindo e se sentindo feliz em participar daquela atividade. Não há indicador melhor do que esse.  Além disso, é importante também identificar para qual modalidade seu filho tem mais aptidão. Essa também é uma forma de garantir que tenha uma sensação de segurança e aumento da autoestima, uma vez que se sentirá confiante em executar os movimentos técnicos de uma modalidade que ele tenha mais facilidade.

 

Os ganhos físicos proporcionados pela prática esportiva são bastante conhecidos. Fale sobre a importância do esporte para a formação humana dos alunos.

O esporte é uma fonte inesgotável de lições para a vida de uma pessoa e o Colégio Santo Américo tem o Esporte como um de seus pilares de formação humana desde sua fundação. Assim como em um filme ou uma peça de teatro, transformamos jogos em tragédia, comédia e aventura. Nos emocionamos. Rimos, choramos, ficamos nervosos, nos abraçamos para nos apoiar e dar apoio. Criamos mocinhos e vilões, estejam em nossas equipes ou não. Por muitas vezes, cabe até a nós mesmos interpretarmos esses personagens.

Enfim, como eu disse no início da frase, esses “roteiros” nos ensinam essas lições que devem ser tomadas para vida de uma pessoa. Dessas lições aprendemos a nos superar a cada dia, buscar a excelência, dar suporte a quem está do nosso lado, buscar o autocontrole, liderar e ser liderado e trabalhar suas frustrações para se reerguer em busca de um objetivo.

O mais incrível, é que tudo isso é possível em uma “simples” aula de Educação Física.