Bate-Bola com o CSA – Pressão e preparo para o Vestibular

Bate-Bola com o CSA – Pressão e preparo para o Vestibular

Os exames vestibulares estão se aproximando e uma das principais características desse período que antecede as provas é a ansiedade que os estudantes sentem em performar na prova para garantir sua vaga na universidade. Buscar ferramentas eficientes para auxiliar nossos alunos a lidarem com a pressão do pré-vestibular e a construir seus projetos de vida é uma preocupação constante de nossa equipe pedagógica.

Nessa etapa do aprendizado, o foco no Colégio Santo Américo é proporcionar segurança ao aluno para que ele conquiste sua vaga na universidade desejada, seja ela no Brasil ou no exterior.

Para falar mais sobre os projetos criados pela área pedagógica do Santo Américo para os alunos que estão se preparando para o vestibular, o Bate-Bola CSA de hoje é com Danilo Zanardi, coordenador pedagógico do Ensino Médio do Santo Américo.

 

Danilo, nesse período pré-vestibular qual é a prioridade do Santo Américo em relação aos alunos?

A prioridade ao longo da 3ª série é oferecer todas as condições para que o aluno CSA consolide as aprendizagens obtidas ao longo de sua vida escolar e conquiste o resultado almejado nos exames finais do Enem e do Vestibular.

 

Você acredita que o isolamento social durante o período mais crítico da pandemia pode trazer consequências capazes de interferir na performance do aluno no exame vestibular? Como o CSA identifica se o aluno foi impactado e que tipo de trabalho é feito com ele?

O ensino remoto impactou a aprendizagem de todos os alunos mundo afora. Graças à estrutura tecnológica da escola e à prática docente antenada nos recursos modernos, desde o início da pandemia o aluno CSA assistiu aulas ao vivo e manteve interação constante com seus professores, garantindo, com isso, o cumprimento de toda programação curricular previamente planejada. No retorno presencial, aplicamos avaliações diagnósticas de todos os componentes curriculares e, a partir da análise dos resultados, passamos a oferecer momentos diários e customizados de reforço, além da retomada, em sala de aula, de conteúdos essenciais para a continuidade da programação, sanando assim as defasagens diagnosticadas.

 

Quais os principais projetos do colégio para os estudantes que se preparam para o vestibular? Fale um pouco sobre eles.

Três frentes se destacam no preparo do aluno CSA para os exames finais: os simulados externos, o programa CSA+ e o CSA_VEST.

Além dos simulados internos trimestrais, que se iniciam no 9º ano do Ensino Fundamental, o aluno CSA do Ensino Médio vivencia, desde o começo da 1ª série, uma sequência de simulados externos preparatórios para o Enem e para a Fuvest. Com frequência mensal, os simulados são aplicados para mais de 20 mil estudantes Brasil afora, o que permite uma análise comparativa que se aproxima sobremaneira do resultado dos exames reais.

O programa CSA+ visa intensificar e personalizar o preparo para o Enem e Vestibular. O estudo é personalizado a partir dos resultados dos alunos nos simulados do Enem. Com base em erros e acertos e levando-se em conta a análise TRI (Teoria da Resposta ao Item), a plataforma de simulados gera um plano individual de estudos diferente para cada aluno, com exercícios que focam nas habilidades e nos assuntos com maior índice de erro daquele aluno em particular. Durante essas aulas, que ocorrem às quartas-feiras, no período da tarde, os monitores passam orientações personalizadas para cada aluno, mostrando o caminho que cada um deles deverá percorrer para melhorar o desempenho nos simulados e, consequentemente, no Enem e no Vestibular.

Todas as aulas da parte da tarde da 3ª série são destinadas à revisão para o vestibular. Os alunos são divididos em três grupos, de acordo com interesse: ‘turma Fuvest e Públicas’, ‘turma Administração Direito e Economia’, ‘turma Application’ (aluno quer estudar fora do país). Cada um dos três grupos acima tem aulas somente das disciplinas e matérias cobradas em seu vestibular, com foco na resolução de exercícios e na prática da escrita de redação.

 

A partir de que série do Ensino Médio o Santo Américo começa a oferecer programas preparatórios para os vestibulares?

Tanto os ciclos de simulados externos quanto o programa CSA+ são oferecidos ao longo de todo o Ensino Médio e o CSA_VEST ocorre ao longo de toda a 3ª série. Vale destacar que além dessas iniciativas, a escola oferece, no contraturno, um plantão de dúvidas diário de todos os componentes curriculares ao longo de todo o Ensino Médio, com professores monitores tirando dúvidas e explicando conceitos, e alunos aproveitando o momento para realizar suas atividades e lições semanais.

 

Que dicas você costuma dar aos alunos do CSA que estão se preparando para as provas?

A principal dica é o uso inteligente dos recursos disponíveis, em especial o bom uso do tempo de estudo semanal. A escola oferece todo suporte necessário para o preparo do estudante: material de qualidade, professores especializados, plantão de dúvidas, simulados, revisão para o vestibular, aulas de aprofundamento, jornada de profissões, atendimento educacional e orientação de estudo. Todo este leque de possibilidades deve ser usado para maximizar o preparo do estudante, e o uso inteligente de recursos deve necessariamente passar pela autodisciplina e por uma organização dos tempos escolares e não escolares. Tudo deve ser colocado na balança. O estudante que bem organiza o seu tempo de modo a extrair o máximo da estrutura pedagógica oferecida pela escola, alcança o resultado que quiser, independentemente do grau de dificuldade deste objetivo. Como exemplo, temos inúmeros casos de estudantes ingressando na POLI-USP e em graduações de Medicina diretamente da 3ª série.

 

De que maneira a pressão típica dos exames vestibulares prejudica o desempenho do estudante? Como o Santo Américo prepara esse aluno e de que maneira a família pode contribuir para diminuir essa pressão?

Venha por parte da família, dos colegas, do próprio estudante ou do momento de vida que antecede o vestibular, a pressão é, de fato, real. Por isso, é importante reconhecê-la e oferecer instrumentos para que o aluno saiba como conviver com as expectativas, evitando que a cobrança tome dimensões maiores e acabe atrapalhando o seu preparo. A estratégia é criar espaço para dar vazão à ansiedade. Nesse ponto, entra em cena o trabalho incessante da Orientação Educacional e dos professores tutores, passando orientações detalhadas e ajudando cada aluno a criar uma rotina semanal e uma agenda que pressupõe o cuidado com o físico e com o emocional, dando, assim, suporte para que a dimensão cognitiva se desenvolva em sua plenitude.