Nosso Bate-Bola CSA desse mês tem como tema a importância do trabalho da Pastoral na construção dos valores humanos e cristãos na vida de nossos alunos. Acolhida, respeito, amizade, solidariedade, paz, perseverança, vida em comunidade e responsabilidade social são valores que pautam projetos que vão além da teoria e proporcionam experiências capazes de transformar a visão dos alunos sobre o mundo que está a nossa volta.
Para contar mais sobre o trabalho e projetos desenvolvidos pela Pastoral do Santo Américo conversamos com Danilo Almeida Costa, coordenador de Pastoral do colégio.
A Pastoral é o coração do colégio, um lugar de acolhida, encontro e partilha. Ela se justifica dentro de um colégio católico como ferramenta eficaz no anúncio da Boa Nova, que é a pessoa de Jesus Cristo, e sua missão salvífica de amor e paz para toda humanidade. A Pastoral é o espaço necessário para a concretização do que foi ensinado em sala de aula em todas as áreas do conhecimento. É ação transversal que une todos os valores aprendidos e os põem em prática em ações educativas-evangelizadoras que servem para nortear a vida dos estudantes que, ao terminar o processo educacional no colégio, terão em seus corações o desejo de criar novos projetos. A Pastoral se justifica pela necessidade de reafirmar o amor como mudança eficaz na construção de uma sociedade na qual a paz é obra da justiça. Um espaço para reflexão de como nós, inseridos na sociedade, sendo agentes transformadores, podemos mudar a realidade de sofrimento que assola muitas pessoas ao nosso redor. A Pastoral se apoia na norma da Regra de São Bento que tem como fonte a Sagrada Escritura.
Nossos alunos têm contato com a Pastoral desde o Minimaternal, até a 3ª série do Ensino Médio. Na Educação Infantil, as crianças são convidadas a conhecer e interagir conosco por meio do Projeto Bentinho e das visitas de Dom Plácido nas salas de aula de todas as turmas da Educação Infantil para aguçar e despertar nas crianças a curiosidade. É um trabalho intencional pois sabemos que está na Educação Infantil o tempo certo de plantar as sementes das virtudes, dos valores e de abertura à espiritualidade.
Temos um currículo de Ensino Religioso extenso que dialoga com as demais áreas do conhecimento que acompanha todos os segmentos, aulas de catequese de Primeira Comunhão e Crisma. Acompanhamos os trabalhos da tutoria no desenvolvimento da formação humana dos alunos nos segmentos, como os trabalhos voluntários, campanhas anuais de arrecadação e solidariedade. Temos o Projeto Bentinho que acompanha as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Todo o trabalho da Pastoral é intencional e visa o desenvolvimento integral do aluno. Fomentamos o desenvolvimento de virtudes e a abertura à espiritualidade com base nas tradições beneditinas.
Os sacramentos da Eucaristia e da Crisma são de livre escolha dos alunos e de sua família. Nas aulas de Ensino Religioso eles fazem sua preparação. O currículo de Ensino Religioso compreende o que é proposto pela BNCC e mais os conteúdos próprios do Colégio Santo Américo que englobam tudo que é necessário na preparação e vivência do sacramento. A Crisma é um pouco diferente, supõe vivência com maturidade e o aluno deve escolher livremente o sacramento. As aulas de Ensino Religioso ajudam no discernimento dos alunos e nos conteúdos, mas é preciso uma vivência fora de sala de aula, algo que seja específico do sacramento e isso é conduzido pela Pastoral com os alunos que querem receber o sacramento
O Projeto Bentinho apresenta-se como um dos braços da Pastoral do Colégio Santo Américo e é destinado aos Ensinos Infantil e Fundamental Anos Iniciais. De forma lúdica e dinâmica, o aluno é convidado a conhecer o boneco Bentinho, uma representação de São Bento e, por meio dele, despertar a curiosidade e a criatividade características da idade, com o objetivo de aprender valores e desenvolver virtudes imprescindíveis para um bom desdobramento da formação humana e cristã católica.
Os valores e virtudes trabalhados são extraídos, essencialmente, da tradição beneditina, e propostos de forma cuidadosa e alinhada com as faixas etárias dos alunos, a fim de que seja gerado um escalonamento do aprendizado. Isto é, a Pastoral entende e deseja que o desenvolvimento do aluno aconteça de forma gradual e contínua, de acordo com os anos vivenciados e etapas concluídas no Colégio Santo Américo. O ápice e a finalidade do Projeto Bentinho é ter na figura infantil de São Bento uma inspiração de vida, um modelo de valoração dos conceitos e virtudes aplicados e, primordialmente, um modelo de amizade com aquele que é princípio e origem de todo o bem: Jesus. Bentinho e seus amigos são aqueles que, ludicamente, irão apontar o caminho de/para Jesus, evidenciando na prática o caráter evangelizador do projeto.
O Colégio Santo Américo entende a importância da Pastoral na construção dos valores humanos e cristãos na vida de seus alunos. A herança da tradição beneditina reforça a elaboração do plano pessoal de vida alicerçada na presença de Deus. Para isso, conta com o Ensino Religioso desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, que acompanha a rotina de nossos alunos com uma grade que privilegia as regras e valores da tradição beneditina. Pautados em valores como acolhida, respeito, amizade, solidariedade, paz, perseverança, vida em comunidade e responsabilidade social oferecemos projetos que vão além da teoria e proporcionam experiências capazes de transformar a visão dos alunos, suas famílias e todos os nossos colaboradores sobre o mundo que está a nossa volta e o que queremos deixar para as futuras gerações. Rodas de conversa, jogos e o projeto Bentinho transmitem para nossas crianças valores que tanto prezamos.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Ensino Religioso prepara os alunos dos 4º e 5º anos para o sacramento da Eucaristia. É um convite a iniciação à fé. Os alunos conhecem mais intimamente a Bíblia, a espiritualidade, as orações e, assim, aprendem sobre sentido da vida e a necessidade de caminhar ao lado de Deus. A vivência desses momentos especiais favorece o autoconhecimento e o posicionamento das crianças diante do contexto social e da sua interrelação respeitosa com a diversidade, como Jesus fez no seu tempo.