Bate-Bola com o CSA – Pastoral

Bate-Bola com o CSA – Pastoral

Nosso Bate-Bola CSA desse mês tem como tema a importância do trabalho da Pastoral na construção dos valores humanos e cristãos na vida de nossos alunos. Acolhida, respeito, amizade, solidariedade, paz, perseverança, vida em comunidade e responsabilidade social são valores que pautam projetos que vão além da teoria e proporcionam experiências capazes de transformar a visão dos alunos sobre o mundo que está a nossa volta.

Para contar mais sobre o trabalho e projetos desenvolvidos pela Pastoral do Santo Américo conversamos com Danilo Almeida Costa, coordenador de Pastoral do colégio.

 

Qual o significado da Pastoral do Colégio Santo Américo?

A Pastoral é o coração do colégio, um lugar de acolhida, encontro e partilha. Ela se justifica dentro de um colégio católico como ferramenta eficaz no anúncio da Boa Nova, que é a pessoa de Jesus Cristo, e sua missão salvífica de amor e paz para toda humanidade. A Pastoral é o espaço necessário para a concretização do que foi ensinado em sala de aula em todas as áreas do conhecimento. É ação transversal que une todos os valores aprendidos e os põem em prática em ações educativas-evangelizadoras que servem para nortear a vida dos estudantes que, ao terminar o processo educacional no colégio, terão em seus corações o desejo de criar novos projetos. A Pastoral se justifica pela necessidade de reafirmar o amor como mudança eficaz na construção de uma sociedade na qual a paz é obra da justiça. Um espaço para reflexão de como nós, inseridos na sociedade, sendo agentes transformadores, podemos mudar a realidade de sofrimento que assola muitas pessoas ao nosso redor. A Pastoral se apoia na norma da Regra de São Bento que tem como fonte a Sagrada Escritura.

 

A partir de que segmento nossos alunos passam a ter contato com a equipe da Pastoral? De que forma acontece a primeira interação?

Nossos alunos têm contato com a Pastoral desde o Minimaternal, até a 3ª série do Ensino Médio. Na Educação Infantil, as crianças são convidadas a conhecer e interagir conosco por meio do Projeto Bentinho e das visitas de Dom Plácido nas salas de aula de todas as turmas da Educação Infantil para aguçar e despertar nas crianças a curiosidade. É um trabalho intencional pois sabemos que está na Educação Infantil o tempo certo de plantar as sementes das virtudes, dos valores e de abertura à espiritualidade.

 

Que atividades a Pastoral desenvolve para transmitir nossos valores cristãos beneditinos aos alunos?

Temos um currículo de Ensino Religioso extenso que dialoga com as demais áreas do conhecimento que acompanha todos os segmentos, aulas de catequese de Primeira Comunhão e Crisma. Acompanhamos os trabalhos da tutoria no desenvolvimento da formação humana dos alunos nos segmentos, como os trabalhos voluntários, campanhas anuais de arrecadação e solidariedade. Temos o Projeto Bentinho que acompanha as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Todo o trabalho da Pastoral é intencional e visa o desenvolvimento integral do aluno. Fomentamos o desenvolvimento de virtudes e a abertura à espiritualidade com base nas tradições beneditinas.

 

Como é o trabalho da Pastoral na preparação dos alunos para o sacramento da Eucaristia e da Crisma?

Os sacramentos da Eucaristia e da Crisma são de livre escolha dos alunos e de sua família. Nas aulas de Ensino Religioso eles fazem sua preparação. O currículo de Ensino Religioso compreende o que é proposto pela BNCC e mais os conteúdos próprios do Colégio Santo Américo que englobam tudo que é necessário na preparação e vivência do sacramento.  A Crisma é um pouco diferente, supõe vivência com maturidade e o aluno deve escolher livremente o sacramento. As aulas de Ensino Religioso ajudam no discernimento dos alunos e nos conteúdos, mas é preciso uma vivência fora de sala de aula, algo que seja específico do sacramento e isso é conduzido pela Pastoral com os alunos que querem receber o sacramento

 

O que é o Projeto Bentinho?

O Projeto Bentinho apresenta-se como um dos braços da Pastoral do Colégio Santo Américo e é destinado aos Ensinos Infantil e Fundamental Anos Iniciais. De forma lúdica e dinâmica, o aluno é convidado a conhecer o boneco Bentinho, uma representação de São Bento e, por meio dele, despertar a curiosidade e a criatividade características da idade, com o objetivo de aprender valores e desenvolver virtudes imprescindíveis para um bom desdobramento da formação humana e cristã católica.

Os valores e virtudes trabalhados são extraídos, essencialmente, da tradição beneditina, e propostos de forma cuidadosa e alinhada com as faixas etárias dos alunos, a fim de que seja gerado um escalonamento do aprendizado. Isto é, a Pastoral entende e deseja que o desenvolvimento do aluno aconteça de forma gradual e contínua, de acordo com os anos vivenciados e etapas concluídas no Colégio Santo Américo. O ápice e a finalidade do Projeto Bentinho é ter na figura infantil de São Bento uma inspiração de vida, um modelo de valoração dos conceitos e virtudes aplicados e, primordialmente, um modelo de amizade com aquele que é princípio e origem de todo o bem: Jesus.  Bentinho e seus amigos são aqueles que, ludicamente, irão apontar o caminho de/para Jesus, evidenciando na prática o caráter evangelizador do projeto.

 

Quais os principais projetos desenvolvidos hoje pela Pastoral?

O Colégio Santo Américo entende a importância da Pastoral na construção dos valores humanos e cristãos na vida de seus alunos. A herança da tradição beneditina reforça a elaboração do plano pessoal de vida alicerçada na presença de Deus. Para isso, conta com o Ensino Religioso desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, que acompanha a rotina de nossos alunos com uma grade que privilegia as regras e valores da tradição beneditina. Pautados em valores como acolhida, respeito, amizade, solidariedade, paz, perseverança, vida em comunidade e responsabilidade social oferecemos projetos que vão além da teoria e proporcionam experiências capazes de transformar a visão dos alunos, suas famílias e todos os nossos colaboradores sobre o mundo que está a nossa volta e o que queremos deixar para as futuras gerações.  Rodas de conversa, jogos e o projeto Bentinho transmitem para nossas crianças valores que tanto prezamos.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Ensino Religioso prepara os alunos dos  4º e 5º anos para o sacramento da Eucaristia. É um convite a iniciação à fé. Os alunos conhecem mais intimamente a Bíblia, a espiritualidade, as orações e, assim, aprendem sobre sentido da vida e a necessidade de caminhar ao lado de Deus. A vivência desses momentos especiais favorece o autoconhecimento e o posicionamento das crianças diante do contexto social e da sua interrelação respeitosa com a diversidade, como Jesus fez no seu tempo.