Bate-Bola com o CSA – O papel do orientador educacional na formação do aluno como cidadão

Bate-Bola com o CSA – O papel do orientador educacional na formação do aluno como cidadão

Aqui no Santo Américo, ao lado da coordenação pedagógica e professores de cada segmento – da Educação Infantil ao Ensino Médio – está o orientador educacional, profissional que acompanha o desempenho individual dos alunos e se dedica ao seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Uma das responsabilidades do orientador educacional é acompanhar a trajetória pessoal de cada aluno, dando suporte à sua formação como cidadão e ajudando-o a refletir sobre valores morais e éticos. Por intermédio de iniciativas como conversas e aconselhamentos, o orientador educacional trabalha com temas como resolução de conflitos, relacionamento interpessoal, prevenção de bullying, vida em sociedade e os valores necessários para a formação integral do aluno.

Para falar mais sobre o importante papel do orientador educacional, o Bate-Bola CSA conversou com a psicóloga Claudia Zaclis, colaboradora do colégio há 16 anos que atua como orientadora educacional do Ensino Médio desde 2017.

– Qual o principal papel do orientador educacional no Santo Américo?

O principal papel do orientador educacional é ser a ponte de relacionamento entre toda a comunidade escolar. Quando falamos em comunidade escolar, referimo-nos aos alunos, às famílias, aos professores e toda equipe educacional presentes no dia a dia. O orientador educacional é o responsável por, através da escuta e observação, identificar as necessidades e encaminhar as resoluções importantes ao desenvolvimento integral dos alunos.

Falando especificamente da prática do orientador educacional, há algumas ações fundamentais como, por exemplo, o acompanhamento do desenvolvimento acadêmico do aluno. Ao falar sobre esse desenvolvimento é necessário um olhar para além dos resultados apresentados. É preciso se atentar ao processo do aluno em sua relação com o aprendizado e com as relações interpessoais, objetivando seu desenvolvimento pleno de acordo com o potencial e necessidade específicas. Para tanto, é fundamental conhecer de fato esse aluno.

Aqui no Santo Américo, esse olhar individualizado é marca do nosso trabalho. Apesar de sermos um colégio grande, conhecemos cada aluno pelo seu nome, sua família, suas dificuldades, pontos positivos, aspectos necessários para seu desenvolvimento. A partir desse olhar, em conjunto junto com a coordenação pedagógica, estabelece-se as metas e formas de trabalho para o desenvolvimento visando o nosso objetivo pedagógico.

– Como a orientação trabalha com o corpo docente da escola?

Faz parte do escopo do trabalho da orientação educacional conhecer os professores, suas características, como eles fazem a gestão da sala de aula, como eles se relacionam no dia a dia, porque, sabendo disso, é possível auxiliar o professor em sua prática, ou formas de relacionamento, auxiliando na gestão de conflitos, buscando ações e ferramentas que otimizam a relação ensino-aprendizagem.

A orientação educacional participa das reuniões semanais com o corpo docente, em que são discutidas as ações, as metodologias empregadas, as especificidades dos alunos ou de questões que mereçam atenção.

Além disso, no Santo Américo temos um professor específico que exerce a função de tutor em cada classe. Esse tutor, em parceria com a Pastoral e a orientação educacional torna possível o trabalho e desenvolvimento de projetos que visam também o aprimoramento do corpo docente para identificação das necessidades pedagógicas. Há momentos específicos em que também ocorrem formação para esses professores, que depois podem difundir as práticas aprendidas com os demais professores.

– Quando o aluno deve buscar ajuda do orientador?

Nós temos uma proximidade muito grande com todos os alunos no colégio e eles podem buscar o orientador quando desejarem e acharem necessário. Estamos sempre presentes na entrada deles na escola, durante os intervalos, nas trocas de aula, durante o período de aula. Então, o acesso ao orientador educacional se dá sempre de maneira muito simples para que os alunos se sintam à vontade para falar conosco. O que observamos é que os alunos costumam buscar mais a figura do orientador quando existe algum conflito de relacionamento, alguma dificuldade específica, alguma angústia ou preocupação em uma determinada matéria, com algum colega ou professor, ou alguma dificuldade de estudo. Também somos procurados para o compartilhamento de coisas boas, como conquistas ou acontecimentos positivos. É necessário e acabamos desenvolvendo uma relação de confiança entre os agentes da comunidade escolar.

Se, porventura, percebemos a necessidade de um encaminhamento a algum profissional externo para lidar com alguma situação específica de algum aluno, fazemos, com a família o encaminhando necessário. Dessa forma, tanto o aluno quanto a família podem buscar orientação no momento em que acharem mais importante.

– Em que aspectos da vida escolar o orientador deve atuar?

O orientador educacional atua nos aspectos que são pertinentes à vida do estudante no que tange seu desenvolvimento pedagógico. Dessa forma, todos os aspectos da vida do aluno – pessoal, acadêmico, familiar, emocional e social, interferem nesse desenvolvimento pedagógico. Se observamos alguma alteração em seu comportamento, em seu desempenho, seu relacionamento, precisamos estar atentos e buscar a orientação necessária para trabalhar com a questão. Da mesma forma, também trabalhamos em ações preventivas e de objetivos específicos de desenvolvimento. Importante frisar que o orientador educacional tem uma função escolar e, caso ele identifique uma necessidade clínica ou terapêutica, o aluno precisa ser encaminhado de forma correta para que os profissionais externos específicos e qualificados façam o atendimento. Quando necessário, a orientação faz a ponte desses profissionais no que diz respeito aos aspectos escolares.

– No Santo Américo, além do orientador educacional de cada segmento, temos o orientador de convivência, que também atua diretamente no desenvolvimento pessoal dos alunos. De que maneira se dá o trabalho entre os dois orientadores?

A figura do orientador de convivência é uma figura tradicional e primordial no Colégio Santo Américo. O orientador de convivência é quem, de forma mais explicita, tem a função de colocar em prática as regras de nosso manual de convivência no dia a dia escolar. É um profissional muito importante no auxílio da orientação educacional para lidar, também, com os conflitos interpessoais. Ambos os profissionais, orientador educacional e de convivência, são pessoas que trabalham muito próximas, trocando informações o tempo inteiro a respeito dos alunos, das famílias, das situações que acontecem dentro e fora da sala de aula, buscando um equilíbrio na melhor condução do desenvolvimento desse estudante.

– Qual o papel do profissional de orientação educacional junto às famílias?

O papel do orientador educacional junto às famílias é o de atendê-las sempre que necessário, ou buscá-las para ouvi-las, compreender suas necessidades e poder orientá-las na formação e desenvolvimento pedagógico de seus filhos. Para tanto, é fundamental o estabelecimento de um vínculo de confiança, em que o orientador educacional é quem escuta as famílias, as demandas, as necessidades, e consegue dar um retorno do que está acontecendo e do que está sendo trabalhado, além de fornecer orientações sobre aspectos necessários. É importante dizer que atender uma família não equivale a fazer o que ela deseja, mas sim compreender o que eles (família e aluno) precisam. É nosso papel dizer o que é necessário e importante, pensando no desenvolvimento deste aluno.

– De que maneira a orientação educacional auxilia no desenvolvimento do protagonismo do aluno e em seu projeto de vida?

A orientação educacional, junto com a Pastoral, realiza, de forma intencional através das aulas de tutoria e posteriormente de projeto de vida, todo um preparo, com material e aulas específicas que visam o desenvolvimento dessa autonomia e protagonismo no desenvolvimento de seu projeto de vida. Os alunos realizam momentos de reflexão e de ação (Ora et Labora) buscando autoconhecer-se, conhecer o mundo e o outro. Além disso, o orientador educacional, conhecendo o aluno, seus potenciais e suas dificuldades é alguém que também pode auxiliá-lo, nesse caminho de protagonismo. Com a entrada do Novo Ensino Médio no currículo, os alunos podem vivenciar, desde o final do 9º ano, a missão de aprender a fazer escolhas e a lidar com as consequências de suas escolhas. É um aprendizado fundamental para depois, na vida pós-escola estarem mais preparados para decisões que estarão por vir, a partir do autoconhecimento gerado nos anos escolares e do aprendizado de estratégias e ferramentas.

– Outro diferencial do Santo Américo é a Pastoral. Como se dá a parceria entre orientação educacional e a Pastoral?

A Pastoral exerce um trabalho essencial, conectando todas as nossas ações com a nossa identidade cristã católica beneditina. Poder contar com a pastoral no desenvolvimento de projetos para a formação humana de nossos alunos é fundamental. Todo o nosso trabalho, seja de coordenação, de orientação educacional ou de convivência, precisa trazer nas ações a nossa identidade, os nossos valores, que são elementos que trazem um diferencial na jornada de nossos alunos. A Pastoral do Santo Américo é muito ativa, presente, acolhendo e entendendo as necessidades dos alunos, das famílias e docentes em parceria com a orientação educacional. Participa de forma direta do desenvolvimento de atividades, formações para os docentes e alunos, propostas e estratégias que tornam nossa formação humana única e diferenciada.