Bate-Bola com o CSA – Línguas Estrangeiras e Internacionalização

Bate-Bola com o CSA – Línguas Estrangeiras e Internacionalização

O Colégio Santo Américo tem uma nova coordenadora pedagógica de Línguas Estrangeiras e Internacionalização: Adriana Rodrigues.  Adriana possui experiência como professora e coordenadora pedagógica, tendo trabalhado, nos últimos dois anos, como Psychoanalyst and psychopedagogist e Language Arts Teacher. Antes disso, atuou como coordenadora geral no Departamento Internacional de uma grande rede de colégios de São Paulo.

O Bate-Bola com o CSA entrevistou a nova coordenadora para saber um pouco mais sobre ela e sobre seus planos para o Santo Américo.

 

Quais são suas principais experiências na área de Internacionalização?

Vivenciei o contexto da cultura de internacionalização dos processos de ensino aprendizagem dentro de uma das escolas pioneiras a inserir a dupla diplomação aos alunos do Ensino Médio,  a partir de 2009. Em 2012, acompanhando as tendências educacionais e a demanda da comunidade, implantamos o curso bilíngue extracurricular na Educação Infantil e quando os alunos concluíram essa etapa, elevamos o curso ao nível do Ensino Fundamental Anos Inicias e mais adiante, em 2014, para o Ensino Fundamental Anos Finais, preparando esses alunos para o Middle e High School. Por conta disso, acompanhei toda curva de aprendizado do aluno, fazendo parte integrante da história de evolução dessa implantação, culminando na real mobilidade acadêmica desse aluno nas universidades americanas, inglesas, canadenses, espanholas, inclusive as brasileiras.

Que projetos pedagógicos gostaria de implantar no CSA?

O ensino do inglês no Brasil passou por importantes mudanças pedagógicas nos últimos 30 anos, quando as escolas de ponta ofereciam o inglês curricular para cumprir exigências dos órgãos competentes. Ao entrar no século XXI, o mundo sem fronteiras se abre para grandes oportunidades e a formação acadêmica do aluno não se restringe mais somente ao ensino de um segundo idioma, ou seja, o aluno pode ter no seu currículo, desde cedo, além da força, qualidade e importância do currículo brasileiro, também as habilidades, competências e conteúdos dos currículos internacionais. É nesse caminho que podemos planejar nosso projeto pedagógico e trazer a internacionalização aos nossos alunos mais novos.

Quais diferenciais do Santo Américo, no ensino de Língua Estrangeira e Internacionalização, você identificou em sua chegada ao Santo Américo?

A estrutura pedagógica dessa imponente escola está pronta e funcionando bem, pois tem um time de profissionais de altíssima qualidade, além de um corpo docente motivado e empenhado em aprimoramento constante. O ensino da Língua Inglesa já demonstra excelentes resultados desde a Educação Infantil até o Ensino Médio com itinerários formativos de internacionalização. Além disso, já possui o ensino da língua espanhola consolidado no Ensino Fundamental Anos Finais, e continua em busca de investir e concretizar uma escola que traga uma sólida formação acadêmica brasileira e internacional desde a tenra idade, formando alunos que tenham poder de escolha de um cidadão efetivamente global.

A disciplina de Língua Estrangeira está na matriz curricular dos alunos de todos os segmentos, preparando-os para um mundo cada vez mais globalizado. De que maneira você pretende contribuir para o fortalecimento da disciplina no CSA?

Para que o aluno seja um sujeito transformador desse meio globalizado, ele necessita de habilidades e competências que são intrínsecas a uma outra formação acadêmica, além da nacional. E é isso que sedimenta a internacionalização. Para tanto, lançamos mão de capacitação de professores, boas escolhas de materiais e conteúdos e práticas inerentes à cultura internacional, para que possamos pensar além do idioma, ou seja, pensarmos em como se age naquela cultura, por que se age dessa forma, o que pensam, como constroem esse pensamento para que, dessa forma, nosso aluno possa se inserir naquela determinada cultura e se sentir um membro pertencente, e não sofrer um choque cultural quando se deparar com a vida acadêmica num país que, depois desse trabalho, não será tão alheio assim a sua vida.

Com sua chegada ao Santo Américo, que projetos e programas você pretende implementar para os alunos que estão se preparando para estudar fora do país?

O CSA já conta com inúmeras possibilidades de contato do aluno com o contexto escolar internacional, quando proporciona os Fóruns de Profissões, Estudos em Universidades no exterior durante as férias escolares, assessorias interna e externa para escolha de universidades e mais. Podemos auxiliar esse aluno a, desde cedo, pensar na sua vida acadêmica como uma construção que começa antes do Ensino Médio, a fim de que ele se dedique ainda mais a todas as possibilidades que são ofertadas dentro da escola. Assim ele poderá construir seu portfólio a partir das suas melhores práticas, que englobam desde trabalhos voluntários, participação em atividades culturais, práticas de instrumentos musicais, aprimoramento em algumas das linguagens da arte, enfim, todos os seus “talentos” sendo aprimorados ao longo da sua vida acadêmica, formando um currículo robusto e integral, corroborando para aumento das suas chances de ser aceito em boas Universidades Internacionais.

Que mensagem gostaria de deixar para a família Santo Américo?

Surpreendi-me ao notar o amor e respeito nas relações da equipe de funcionários da escola para com os alunos e entre colegas, me mostrando que os valiosos valores beneditinos acontecem realmente na prática e no dia a dia vivo dessa escola. Alunos alegres, professores respeitosos, funcionários felizes. Essa cultura interna de serena inter-relação é uma lição que podemos sempre aplicar nas relações além dos muros da escola. Que essas sementes plantadas hoje se transformem e gerem bons frutos a perpetuarem os bons valores e virtudes por gerações.