Bate-Bola com o CSA – A pastoral como agente da formação cristã e humana

Bate-Bola com o CSA – A pastoral como agente da formação cristã e humana

A equipe da Pastoral do Santo Américo, coordenada pelo professor de Ensino Religioso, Thiago Dianezi, vem desenvolvendo importantes atividades com os nossos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, tendo como principal objetivo a formação humana e cristã das crianças e jovens.

O Bate-Bola CSA conversou com Thiago Dianezi, Coordenador da Pastoral, para saber mais detalhes sobre esse importante trabalho da Pastoral e os projetos desenvolvidos para o ensino religioso e a formação cristã baseada nos valores beneditinos.

– Qual o principal papel da Pastoral na educação dos alunos do Santo Américo?

Antes de responder essa pergunta, é importante lembrarmos que a missão do colégio é ser uma grande pastoral, no sentido de conduzir e possibilitar que todas as pessoas da comunidade escolar tenham a oportunidade de experimentar o amor de Deus. Neste sentido, a missão da equipe de Pastoral é garantir que todo o nosso processo educativo seja inspirado nos valores cristãos beneditinos, contribuindo para que todos, e de maneira especial os nossos estudantes, possam se desenvolver de maneira integral e sejam motivados a colocarem os seus talentos à serviço da construção de um mundo mais justo, amoroso e de paz.

– De que maneira a Pastoral atua na jornada pedagógica do Santo Américo, acompanhando o aluno da Educação Infantil ao Ensino Médio?

A equipe de Pastoral busca ser presença significativa na vida de nossos alunos, desenvolvendo uma série de atividades em todos os segmentos, que buscam contemplar três grandes dimensões: a dimensão formativa, que envolve a formação humana e religiosa; a dimensão celebrativa, que contempla a oportunidade de experimentar o mistério de Cristo, e a dimensão solidária, que contempla o colocar-se a serviço dos demais.

– Como a Pastoral trabalha a formação humana com nossas crianças e jovens?

Para explicar essa jornada cujo objetivo principal é a formação integral de nossos alunos, é importante ressaltar que temos três referenciais bem claros no processo de formação humana e cristã: Jesus, São Bento e a relação São Geraldo e Santo Américo. Sendo Jesus em sua maneira amorosa de viver e o seu Evangelho, o nosso modelo a ser seguido; São Bento, que inspirado nesse mesmo Evangelho, nos ensina o discernimento e a busca pela paz e a relação entre São Geraldo e Santo Américo que simbolizam a educação que busca colocar os dons a serviço dos demais e promova justiça e fraternidade.

– Esse semestre a Pastoral trouxe importantes atividades para os alunos de todos os segmentos. Quais foram as principais novidades implementadas pela equipe da Pastoral?

A equipe de Pastoral implementou algumas atividades neste curto espaço de tempo, onde podemos destacar o “Bentinho Responde”, atividade que busca responder as principais dúvidas religiosas dos alunos na Educação Infantil e brincamos que é mais fácil fazer doutorado em teologia do que responder as questões propostas pelas crianças.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio retomamos algumas formações nos intervalos com atividades muito dinâmicas e interativas, mas a grande novidade é a elaboração do projeto ConViva.

– O que podemos esperar de novidades para 2023?

Estamos trabalhando intensamente para trazer algumas novidades muito bacanas para 2023, a principal delas, como falei anteriormente, é o lançamento do projeto ConViva, que inclui a reestruturação do Projeto de Vida e da Tutoria, um programa de formação de lideranças beneditinas entres os alunos, e o nosso programa socioemocional interligando todos os segmentos do colégio. Não dá para adiantar muita coisa, pois alguns elementos estão em fase final de elaboração, mas uma coisa podemos garantir: tudo está sendo preparado com muito amor e carinho.