Bate-Bola com o CSA – Tecnologia da Educação

Bate-Bola com o CSA – Tecnologia da Educação

A tecnologia educacional é uma realidade cada vez mais presente nas escolas, incluindo recursos tecnológicos nos processos pedagógicos e tem como objetivo inovar nas práticas de ensino e aprendizagem.

Nas escolas, a tecnologia educacional desenvolve soluções que incluem desde a gestão escolar, passando pelo planejamento de aulas, até o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com a utilização de programas, aplicativos e jogos.

Aqui no Santo Américo a tecnologia é amplamente usada dentro e fora das salas de aula, da Educação Infantil ao Ensino Médio e, para saber mais sobre a Tecnologia da Educação desenvolvida para nossos alunos, o Bate-Bola CSA conversou com a equipe de TE do colégio.

– Quais as principais vantagens e benefícios do uso da tecnologia na educação?

A tecnologia é uma parte importante dentro das metodologias ativas, oportunizando maior engajamento e atuação do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Formar alunos autônomos e protagonistas passa muito pelo fazer, pela busca do conhecimento além daquele oferecido pelo professor, em colocar a mão na massa na construção do próprio saber.

Com o advento da tecnologia somado à evolução da internet e aos diversos aplicativos que surgem diariamente, as aulas se tornaram ainda mais atraentes, dinâmicas e criativas, derrubando as fronteiras da busca do conhecimento.

A Interatividade e rapidez proporcionadas pela tecnologia também são fundamentais na comunicação entre colégio, alunos e famílias, através de aplicativos de gerenciamento empresarial e comunicação.

– Como a Tecnologia Educacional é aplicada no CSA?

A tecnologia é base fundamental para o desenvolvimento do projeto pedagógico. Está presente desde a utilização de plataforma de ensino, bem como auxiliando no desenvolvimento dos projetos que são propostos nas aulas e oficinas. O letramento e a cidadania digital permeiam o aprendizado e a busca da conscientização do uso da internet.

– Que ferramentas são utilizadas para introduzir a tecnologia ao planejamento pedagógico?

No Colégio Santo Américo possuímos laboratórios móveis de iPads que atendem todos os alunos, 2 laboratórios com computadores, 2 salas maker (uma para a Educação Infantil e outra atender o Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio) e um estúdio de audiovisual. Todas as nossas salas são multimídia e possuem projetor, computador, áudio e wi-fi.

– Em que série os alunos do Santo Américo começam a utilizar a tecnologia no aprendizado?

O uso é aplicado desde as primeiras séries da Educação Infantil, ajudando as professoras na motricidade e alfabetização dos nossos alunos. Com o passar dos anos, o uso e sua complexidade caminham junto com as séries, embarcada na formação dos estudantes. Ao chegar no Ensino Médio os alunos já terão passado por várias experiências no campo tecnológico – desde a criação de monografias, apresentações, gráficos, linguagens de programação, design, entre outras tecnologias, e estão aptos para enfrentarem o mundo acadêmico e seus desafios.

– De que maneira o Santo Américo preparou seu corpo docente para as ferramentas da tecnologia digital em sala de aula?

Oferecemos cursos de formação na própria escola dos principais dispositivos e aplicativos oferecidos. Sempre que necessário novas oportunidades de aperfeiçoamento são oferecidas, bem como o acompanhamento sistemático da equipe de TE.