Aprendizagem Baseada Em Projetos é tema do 3º episódio do podcast do Colégio Santo Américo

Aprendizagem Baseada Em Projetos é tema do 3º episódio do podcast do Colégio Santo Américo

Colégio cria componente curricular baseado na metodologia ABP

Nesse 3º episódio do podcast do Colégio Santo Américo – EducaCSA, Elaine Conceição Marquezini, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais do colégio fala sobre a Aprendizagem baseada em Projetos (ABP), metodologia que utiliza projetos realistas, baseados em uma questão ou problema para ensinar conteúdos por intermédio do trabalho colaborativo para a resolução de problemas.

Tendo a ABP como base foi desenvolvido o PICS – Projetos Integrados dos Conhecimentos e Saberes – novo componente da matriz curricular do Colégio Santo Américo, para alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “O PICS é composto por duas aulas semanais, com alunos da mesma série, porém, de turmas diferentes, para promover interação entre as salas”, conta Elaine Marquezini.

No podcast, a coordenadora explica toda a metodologia do PICS e reflete sobre a importância de levar problemas reais para as aulas e incentivar a busca de soluções através de pesquisas, questionamentos e projetos desenvolvidos pelos grupos, que têm total liberdade na criação do projeto e no uso dos diferentes espaços do colégio como, por exemplo, laboratórios, marcenaria, estúdio de áudio e vídeo, sala maker, entre outros.

Elaine Marquezini também fala sobre o papel do professor no PICS, o método de avaliação, a pergunta motriz e o desenvolvimento de habilidades como autonomia, resiliência, cooperação e empatia, essenciais para a formação do cidadão do século XXI.