Alunos do Santo Américo são premiados em exposição da República Tcheca

Alunos do Santo Américo são premiados em exposição da República Tcheca

Obras concorreram com participantes de todo o mundo

A Exposição Internacional Infantil de Belas Artes (ICEFA Lidice), da República Tcheca, divulgou as obras premiados da edição que comemora o 50º aniversário da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural Mundial e oito alunos do Colégio Santo Américo receberam Menção Honrosa pelas obras enviadas, sendo os únicos estudantes do estado de São Paulo com trabalhos premiados.

Uma das obras premiadas é da categoria pintura: os alunos Dante Salvia de Almeida, Francisco Giongo Flores Araes, Gabriel Bertino Velletri e Victor de Carvalho Terzian, todos do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, assinam a obra coletiva “Enchente”. As estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais Rebeca Cury, Juliana Godoy, Valentina Lunardelli e Sofia Vidal receberam o prêmio individual pelos trabalhos de colagem digital.

Para o Diretor Pedagógico do Colégio Santo Américo, Rodrigo Teixeira Conceição, a participação dos alunos nessa competição vai ao encontro do ensino e incentivo à Arte realizado pela escola como integrante de seus pilares para formação humana e ao trabalho de internacionalização que prepara os estudantes para um futuro global. “No Santo Américo incentivamos nossos alunos a participarem de experiências que atravessam os muros da escola e que agregam valores ao aprendizado como é o caso de eventos culturais e artísticos e as olimpíadas científicas”, diz Rodrigo Conceição.

A competição da República Tcheca reúne crianças e jovens de todo o mundo, de 4 a 16 anos, e cerca de 25 mil trabalhos são enviados para avaliação do júri especializado, composto por professores de arte e artistas visuais, que seleciona 1.400 obras para a exposição final.

No mês de setembro os alunos do Colégio Santo Américo receberão a Menção Honrosa das mãos do Cônsul da República Tcheca em São Paulo.

Sobre a Exposição

A Exposição Internacional Infantil de Belas Artes Lidice (ICEFA Lidice) foi criada em 1967 para homenagear as crianças da vila tcheca de Lidice assassinadas pelos nazistas alemães, bem como todas as outras crianças que morreram em guerras. Embora inicialmente nacional, a exposição tornou-se internacional em 1973. Desde 2004, o principal organizador da exposição é o Memorial Lidice apoiado pelo Ministério da Cultura do CR, o Ministério da Educação, Juventude e Desportos do CR, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do CR e a Comissão Checa para a UNESCO.