Alunos do Santo Américo são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos do Santo Américo são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na Mostra Brasileira de Foguetes

Escola recebeu prêmio pela performance dos alunos

Os resultados da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) 2021 foram divulgados e 69 alunos do Colégio Santo Américo foram contemplados com medalhas pelo desempenho nas provas dos quatro níveis.  Este ano, 327 alunos do Santo Américo se inscreveram nas duas olimpíadas e disputaram medalhas com cerca de 600 mil estudantes de todo o país.

Na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica o Colégio Santo Américo conquistou 27 medalhas, sendo 14 de ouro, 9 de prata e 4 de bronze. Já na Mostra Brasileira de Foguetes os alunos conseguiram 13 medalhas de ouro, 22 de prata e 5 de bronze, totalizando 40 medalhas. Na versão on-line da MOBFOG o colégio conquistou 1 medalha de prata e uma de bronze.  Para o orientador da área de Física e Astronomia, professor Carlos Humberto de Oliveira, os eventos são atrativos para os alunos porque podem ajudar os participantes a ingressarem em importantes universidades nacionais e internacionais. “Instituições como UNICAMP, UNESP e USP aceitam, como forma de ingresso em seus cursos, alunos medalhistas em olimpíadas de renome. Quanto mais medalhas e certificados um aluno consegue para seu currículo, mais pontos ele soma e mais atrativo ele se torna para estas instituições. Além disso, as competições oferecem oportunidades de conhecer instituições como ITA e INPE, e participar de eventos e viagens nacionais e internacionais”, conta o orientador.

No Santo Américo os alunos recebem, além de incentivo, ferramentas de capacitação para as diferentes olimpíadas científicas. “Nossa grade curricular já capacita o aluno para as olimpíadas, porém, devido ao grau de dificuldade e concorrência que as competições têm oferecido nos últimos anos, era necessário algo mais. Assim, em 2019 implantamos eletivas especiais para nossos alunos treinarem e se prepararem melhor, como as eletivas de Astronomia, Aprofundamento de Matemática, Física, Química, Biologia, Português, entre outras”, Diz professor Carlos.

Como prêmio pelo desempenho dos alunos nos últimos três anos, o colégio recebeu da organização da OBA e MOBFOG uma réplica da luneta de Galileu-Galilei (Galileoscópio), que será utilizada para atividades pedagógicas noturnas de observação do céu.

A OBA e a MOBFOG acontecem em quatro diferentes níveis e são abertas a estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais à 3ª série do Ensino Médio.