Alunos do Santo Américo recebem escritor Flavio de Souza

Alunos do Santo Américo recebem escritor Flavio de Souza

Autor falou sobre sua carreira como escritor, roteirista e ator

 

Flavio de Souza, conhecido autor e roteirista, esteve no Colégio santo Américo para dar uma especial para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

 

Conhecido por seu trabalho como roteirista de programas de TV que conquistaram gerações, como Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua, Sai de Baixo, TV Xuxa, entre outros, Flavio falou aos alunos sobre toda sua carreira e como seus trabalhos como ator, roteirista, escritor de livros infantis e desenhista foram se desenvolvendo ao longo dos anos.

 

O convite para vir ao colégio teve um motivo especial: Flavio de Souza é o tradutor da versão de Peter Pan que os alunos estão lendo neste trimestre e que faz parte do projeto Clássicos do 5º ano deste ano. “Foi uma oportunidade maravilhosa poder colocar os alunos frente a frente com o tradutor da obra que eles estão lendo. Eles puderam tirar dúvidas sobre o livro, trocar ideias e aprender um pouco sobre o processo de escrita de um livro, uma vez que eles terão que fazer sua própria versão da obra para o projeto”, conta Priscila Montenegro, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Santo Américo.

 

O projeto Clássicos do 5º ano tem como objetivo aproximar os estudantes de obras clássicas da literatura mundial e prepará-los para a realização de uma interpretação livre da obra selecionada pela equipe pedagógica, com produção de textos e ilustrações.  “A partir do início do 2º trimestre iniciamos o trabalho com os alunos, fazendo um minucioso estudo sobre a obra escolhida: lemos em conjunto, contextualizamos o autor e a obra, debatemos sobre o livro e apresentamos materiais complementares como matérias jornalísticas, trechos de filmes e peças teatrais, ampliando o universo deles a respeito da obra, personagens e valores”, explica Tatiana de Araujo, professora de Português do 5º ano.

 

Além da compreensão da obra, o projeto “Clássicos do 5º ano” busca transformar os leitores em autores, ressignificando a escrita e aprimorando aptidões. “Dar sua versão personalizada sobre um clássico permite que o aluno desenvolva suas habilidades artísticas, aprimore seu vocabulário, desenvolva senso crítico e amplie seu universo cultural”, diz a professora.

 

O encontro com Flavio de Souza, tradutor da obra escolhida para 2022 faz parte do processo de aprendizado durante a leitura da obra escolhida para o projeto. Conhecer de perto o tradutor da versão da obra escolhida foi um momento especial para os alunos do Colégio Santo Américo.