Alunos do Santo Américo participam de simulação da Universidade de Yale

Alunos do Santo Américo participam de simulação da Universidade de Yale

47ª edição foi realizada remotamente

A 47ª edição  do YMUN, a simulação diplomática da Yale University, realizada anualmente  no campus da universidade em New Haven, aconteceu no final de janeiro de 2021 e, devido à pandemia, foi realizada  remotamente por meio de uma plataforma própria com mais de mil estudantes de todo o mundo.

O Modelo das Nações Unidas de Yale é uma das principais conferências globais no ensino médio e o Colégio Santo Américo participa do evento pela 2ª vez. “No início de 2020 levamos uma delegação de sete alunos para Connecticut para participar da simulação no Campus da Universidade de Yale, em New Haven, e aproveitamos a viagem para uma imersão cultural em Nova Iorque”, conta o professor Julio Cesar Ferreira Santos, Orientador da Área de Geografia, Filosofia, Atualidades e Cidadania do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Santo Américo.

Durante todo o ano letivo de 2020 os alunos foram preparados para a participação no YMUN e o colégio inscreveu 10 estudantes para esta edição on-line. “É uma pena que os alunos desta edição não tenham podido viajar e vivenciar todas as experiências que o campus da universidade oferece, como aulas magnas, palestras e a interação com estudantes do mundo inteiro”, comenta Julio.

Para o estudante  Danilo Suman Marques, da 3ª série o Ensino Médio do Colégio Santo Américo, participar do evento internacional juntamente com estudantes do mundo inteiro, é uma experiência única, transformadora e apaixonante.  “No início minha participação foi um pouco tímida, mas, aos poucos, fui melhorando minha performance e fui me soltando porque eu sabia que havia sido bem preparado pelos professores do colégio para atuar como um membro representante da Nicarágua na CCPJ (Comissão de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal). O feedback que recebi dos chairs do evento me deixaram bastante feliz com minha participação”, conta o aluno.

“Possibilitar que nossos alunos participem de simulações como CSAMUN e YMUN dá a eles uma bagagem acadêmica, cultural e emocional que possibilita o desenvolvimento e aprimoramento de competências como autonomia, senso crítico, oratória e discernimento, além da oportunidade  de praticar o vocabulário técnico da língua inglesa”, finaliza o orientador.