Alunos do Santo Américo organizaram competição de pontes feitas com palitos de sorvete

Alunos do Santo Américo organizaram competição de pontes feitas com palitos de sorvete

Evento no Instituto Mauá de Tecnologia avaliou as construções

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Américo que participam da eletiva de Engenharia, realizada em parceria com o Instituto Mauá de tecnologia, participaram, no final de semana, de uma competição de construção de pontes com palitos de sorvete nas instalações da faculdade.

No 2º semestre, durante as aulas da eletiva, os alunos aprenderam sobre modelos de pontes e como construí-las utilizando apenas palitos de sorvete e cola quente como materiais. Divididos em grupos, eles tinham como objetivo construir uma ponte de 50 cm de comprimento e 10 cm de largura que conseguisse suportar a maior carga possível.

Orientados pelo professor de física do Colégio Santo Américo, Douglas Pedroso, e pelo professor Pedro Henrique Cerento de Lyra, do Instituto Mauá de Tecnologia, os alunos construíram duas pontes, sendo uma para testes feitos durante as aulas e a outra para o dia da competição. “A ponte de teste servia para detectar erros na estrutura planejada pelo grupo e o que eles poderiam fazer para melhorar. Vale ressaltar que a ponte era formada somente por 2 componentes: palito de sorvete e cola quente, nada mais”, conta o professor Douglas.

Durante a eletiva as equipes apresentaram construções com excelente desempenho, porém, a surpresa ficou para o dia da competição, no Instituto Mauá. Segundo o professor Douglas, todas as pontes construídas pelos alunos aguentaram mais de 20 kg. “Esse é um feito surpreendente e algumas delas chegaram a suportar mais de 35 kg. É importante enaltecer a eficiência dessas pontes porque todas apresentavam menos de 300 gramas”, explica o professor. A ponte construída pela equipe Santo Américo vencedora pesa 202 gramas e suportou uma carga de 37,9 kg.

No Novo Ensino Médio do Colégio Santo Américo os alunos da 1ª série têm a possibilidade de escolher as eletivas que estejam de acordo sus projetos de vida, reforçando suas habilidades e iniciando sua jornada rumo ao exame vestibular e à carreira desejada. “O Santo Américo já oferece aulas eletivas há alguns anos e essa reestruturação, que visa uma maior flexibilidade e poder de escolha é, na verdade, uma ampliação do caminho que traçamos anos atrás”, explica Danilo Zanardi, coordenador pedagógico do Ensino Médio.