Alunos do Colégio Santo Américo conseguem 90 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos do Colégio Santo Américo conseguem 90 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na Mostra Brasileira de Foguetes

Competição aconteceu no final de 2020 e as medalhas serão entregues em fevereiro

Todos os alunos do Colégio Santo Américo que se inscreveram na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica) e na MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) ganharam medalhas pelo desempenho nas competições, totalizando 90 medalhas nos dois eventos.

Na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica o  Colégio Santo Américo conquistou 32 medalhas de ouro, 22 de prata e 15 de bronze, totalizando 69 medalhas. Já na Mostra Brasileira de Foguetes os alunos conseguiram 21 medalhas de ouro. Para o orientador da área de Física e Astronomia, professor Carlos Humberto de Oliveira, os eventos são atrativos para os alunos porque podem ajudar os participantes a ingressarem em importantes universidades nacionais e internacionais. “Universidades  como USP, Unicamp e UNESP já aplicam processos seletivos especiais para medalhistas da OBA e MOBFOG, antes mesmo de seus vestibulares tradicionais”, conta o orientador.

O objetivo da OBA é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins, difundir conhecimentos básicos de maneira cooperativa e mobilizar um mutirão nacional envolvendo alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, centros e museus de Ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três estudantes.

Dos alunos do Santo Américo contemplados com medalhas, 18 estão participando da seletiva nacional que prepara para as olimpíadas internacionais OLAA (Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica) e IOAA (International Olympiad of Astronomy and Astrophysics). No final da seletiva, 10 dos 5 mil alunos do país participarão das olimpíadas internacionais.

A OBA e  a MOBFOG acontecem em quatro diferentes níveis e são abertas a estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais à 3ª série do Ensino Médio.