A Jornada Pedagógica do Colégio Santo Américo

A Jornada Pedagógica do Colégio Santo Américo

Material foi criado para compreensão e acompanhamento dos pais

No início do ano letivo de 2021, todo o corpo pedagógico do Santo Américo se dedicou à observação das prioridades dos alunos do colégio Santo Américo por intermédio de uma sondagem diagnóstica que avaliou o aprendizado deles durante o ano de 2020, marcado pelo isolamento social.

A sondagem considerou as habilidades focais de cada ciclo para compor planos de ação individuais e coletivos para retomada de conteúdo, permitindo um resgate do aprendizado de 2020 e a adição das necessidades de cada aluno em sua aprendizagem de 2021. “A partir dos resultados dessa diagnóstica pudemos decifrar as reais lacunas de nossos alunos para criar planos de ação personalizados que atendam as especificidades de cada estudante. Nas ações coletivas, os conteúdos mal avaliados na sondagem serão incorporados ao aprendizado de 2021, suprindo a carência de um grupo”, explica Viviane Flores, diretora geral do Colégio Santo Américo.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, a jornada pedagógica aponta os melhores caminhos para cada segmento, sempre levando em consideração as particularidades e metodologias de cada ciclo. “Sabemos que as crianças entre 2 e 5 anos, por exemplo, têm o aprendizado favorecido pela troca e interação entre seus pares e que o uso da tecnologia não é o mais adequado para esse grupo. Sendo assim, nossas crianças da Educação Infantil necessitam de aulas presenciais diárias para o desenvolvimento cognitivo, aquisição de autonomia e formação de valores. Sendo assim, em nossa jornada pedagógica os momentos presenciais desses alunos foram priorizados”, explica a diretora.

Os alunos do Ensino Médio também terão tempo maior de escola, principalmente as turmas da 3ª série, que se preparam para os exames vestibulares. Entre as ações coletivas planejadas estão o plantão de dúvidas diários para todas as disciplinas, dobradinhas de aulas remotas e CSA Ao Vivo em todos os momentos de aula, valorizando o contato com os professores. “Para esses alunos, tão importante quanto o conteúdo são as atividades que desenvolvemos para prepará-los para o início da jornada que escolheram como projetos de vida. Eles necessitam de conteúdo, segurança e apoio para mais esse rito de passagem”, conclui Viviane.

As sondagens diagnósticas serão feitas trimestralmente, reavaliando os alunos para formulação de novos planos de ação.

Para visualizar o infográfico e conhecer nossa jornada pedagógica, acesse:

 

Clique e confira o infográfico