A Internacionalização na Educação

A Internacionalização na Educação

Podcast do Colégio Santo Américo aborda o tema em seu 7º episódio

O que é a internacionalização na educação e o que significa um currículo internacionalizado? No mundo cada vez mais conectado, a proficiência em outros idiomas tem sido tema recorrente de debates entre educadores. No 7º episódio do EducaCSA, podcast do Colégio Santo Américo que aborda temais atuais da educação, a coordenadora de Internacionalização do Santo Américo, Adriana Rodrigues, fala sobre as principais características das escolas internacionalizadas e como são aplicadas nas escolas.

Entender o conceito de um mundo internacionalizado e como esse processo acontece no dia a dia da escola é essencial para a formação integral do aluno, o desenvolvimento de suas habilidades, a elaboração do projeto de vida e seu protagonismo no mundo.  Para contextualizar essa nova dinâmica de aprendizado de língua estrangeira, Adriana relembra a história do ensino de idiomas no Brasil e as propostas que surgiram ao longo dos anos.

Um dos tópicos abordados pela coordenadora fala sobre as escolas nacionais com tempo estendido com atividades em outro idioma e cita o Colégio Santo Américo como exemplo. “O Santo Américo tem em sua grade curricular o ensino de inglês e espanhol, formando alunos trilíngues com todas as habilidades linguísticas.  A internacionalização vai se entrelaçando ao currículo do colégio há muito tempo, desde a Educação Infantil, desenvolvendo habilidades que vão além de falar, escutar, ler e escrever em outro idioma”, conta Adriana Rodrigues.

Para finalizar o episódio, Adriana explica que não existe uma única maneira de internacionalizar a educação e que existem diferentes formas de ensinar um idioma, de se chegar a uma cultura diferente e de formar um aluno consciente,  com habilidades para enfrentar os desafios globais do século XXI.