Lilian Bacich
Avaliação de projetos é sempre considerada uma ação desafiadora para os docentes. Na verdade, esse processo precisa considerar a avaliação como aprendizagem. Assim, os estudantes e docentes avaliam e aprendem mais sobre o percurso e, ao mesmo tempo, a avaliação assume um papel formativo. A reflexão sobre os melhores recursos a serem utilizadas nessa avaliação formativa será um dos objetivos dessa palestra.
Elaine Marquezini
e
Priscila Montenegro
Formar cidadãos que transitem com fluidez pelos desafios do século XXI pressupõe uma educação sólida que desenvolva conhecimentos e saberes, habilidades e caráter em cada estudante. Conhecimentos que os levem a fazer boas perguntas, que os instiguem a investigar e solucionar problemas desconhecidos; habilidades para usar com criatividade o que sabem, por meio de uma comunicação eficiente e, por fim, com caráter para que se comportem de maneira empática, colaborativa e de forma engajada no mundo. A partir de 2021, o Colégio Santo Américo incorporou momentos de Project Based Learning na grade horária do Ensino Fundamental, para potencializar as aprendizagens e dar voz aos estudantes. Neste painel iremos discutir e apresentar como essa iniciativa contribui significativamente para o aprendizado, sem deixar de trabalhar as diretrizes da BNCC.